Hospital Regional de Rio Pardo sedia II Seminário de Acolhimento da FHGV
No dia 11 de dezembro, o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP) sediou o II Seminário de Acolhimento e Classificação de Risco das Urgências e Emergências da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). A atividade reuniu mais de 50 profissionais que atuam nas portas de entrada de serviços de saúde sob gestão da FHGV em sete municípios (Rio Pardo, Viamão, Sapucaia do Sul, Tramandaí, São José do Norte, Charqueadas, Lajeado) do Estado.
O Acolhimento e a Classificação de Risco são ferramentas de gestão da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, que contribuem para reorganizar as portas de entrada das unidades de urgência e emergência. No Acolhimento, os profissionais fazem a recepção e primeira escuta dos usuários, enquanto que a Classificação de Risco prioriza o atendimento a partir da identificação da gravidade do estado de saúde de cada usuário.
Durante o seminário, foram realizadas oficinas de discussão de casos que oportunizaram uma reflexão sobre o conceito e utilização da Classificação de Risco em urgência e emergência. De acordo com a assessora técnica da FHGV, Ana Kleemann, essa dinâmica foi bastante positiva para discussão de episódios comuns nas portas de entrada das unidades de saúde da FHGV.
No final da atividade, foi formado um Grupo de Referência responsável pela elaboração do protocolo Acolhimento e Classificação de Risco que será implementado em todas as portas de entrada das unidades de saúde da FHGV.
O prefeito do Município, Fernando Schwanke prestigiou a abertura do evento que contou com a participação da diretora assistencial da FHGV, Angelise Martins; a diretora administrativa do HRVRP, Janaina Tech; o Responsável Técnico, Alexandre Fucks; o diretor assistencial, Marcelo Feltrin.