FHGV compartilha experiência de ensino e pesquisa em Curitiba
A coordenadora da Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Fernanda Luz e a assessora técnica da instituição, Anne Montagner, apresentaram a experiência da instituição na área de ensino de pesquisa, durante reunião das fundações estatais de saúde, nesta quinta (4), em Curitiba.
Fernanda Luz abordou o tema Educação em Saúde, mostrando desafios e perspectivas da área e a relação com o cotidiano dos trabalhadores. Ela apresentou propostas de Educação Permanente à Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (Anfes).
De acordo com a gestora, a intenção da FHGV é incentivar que as práticas profissionais tornem-se educativas, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem no cotidiano de trabalho. A formação de um grupo de referência multiprofissional capacitado e qualificado para acompanhar os trabalhadores também esteve entre as proposições.
Fernanda Luz destacou que a Educação Permanente pode trazer resultados positivos à instituição. Segundo ela, os trabalhadores estarão qualificados para a assistência e demais tarefas desenvolvidas pela Fundação, podendo prestar serviços com excelência. “Valoriza o trabalho e o trabalhador em Saúde”, disse.
Residência Médica
A assessora técnica da FHGV, Anne Montagner, complementou a experiência de ensino e pesquisa da FHGV. Ela destacou os Programas de Residência Médica iniciados em 2014, nas áreas de Anestesiologia, Clínica Médica, Pediatria e Psiquiatria. Em novembro de 2015, a Comissão Nacional de Residência Médica aprovou mais dois programas para a FHGV: Cirurgia Geral; Ginecologia e Obstetrícia. Para o próximo ano, estão previstos o estágio de Residência Multiprofissional com ênfase em Saúde Mental Coletiva, estágio curricular de graduação de Fisioterapia e estágio curricular de graduação em Enfermagem. Segundo Anne Montagner, a aproximação com a área de ensino está despertando o interesse dos trabalhadores da saúde em uma formação especializada, competente e voltada a um atendimento de qualidade e humanizado no SUS.
A reunião das fundações estatais de saúde do Brasil segue até amanhã (5), em Curitiba. Além das gestoras, o diretor geral da FHGV e vice-presidente da Anfes, Juarez Verba e o coordenador de Comunicação, Ben-Hur Corvello representam a fundação gaúcha no evento.