Novembro Azul: Hospital Municipal Getúlio Vargas faz alerta para prevenção do câncer de próstata
A incidência de câncer de próstata no Brasil é alarmante: a estimativa é que, durante 2014, sejam diagnosticados 69 mil novos casos. Por conta disso, o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) reforça a importância do Novembro Azul, uma campanha para conscientizar a população masculina sobre o diagnóstico precoce da doença. No País, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás do câncer de pele. O número de mortes decorrente dessa doença ainda é alto
O médico urologista do HMGV, Daniel D´Oliveira, comentou os motivos que podem ter elevado o número de casos de câncer de próstata no Brasil. “Há dez anos atrás, a população tinha pouco acesso aos exames preventivos dessa doença. Hoje, esse serviço está disponível na rede pública de saúde pelo SUS”, explicou. “Atualmente a população tem maior expectativa de vida, no entanto, o envelhecimento é um fator de risco para o câncer de próstata, pois a doença aparece com mais facilidade em homens acima dos 70 anos.”
Além da idade, Daniel D’ Oliveira pontuou como fatores de risco para o câncer de próstata, o histórico familiar, a etnia (há maior incidência entre negros), alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade. Na fase inicial, os sintomas não aparecem. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, os homens podem sentir vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.
Conforme o urologista, 90% dos homens que fazem exames preventivos têm chances de cura. O diagnóstico é recomendado para homens acima de 50 anos. Usuários com maior risco da doença (histórico familiar, etnia negra) terão de fazer avaliação aos 45 anos.
Como buscar atendimento?
Basta procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município e agendar uma consulta de promoção da saúde do homem, que solicitará o exame de sangue PSA. Se for necessário, o usuário é encaminhado ao urologista no Hospital Municipal Getúlio Vargas para fazer o exame retal. Se for identificada a existência de nódulos, será indicado o tratamento mais adequado. Em caso de radioterapia, quimioterapia ou cirurgias complexas, o usuário é encaminhado para outros hospitais.
Dicas para prevenir o câncer de próstata: exames preventivos, dieta balanceada, atividade física, evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco.