Representantes da Anfes discutem pautas da saúde em Brasília
Na última quarta-feira (05), representantes da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (Anfes) estiveram em Brasília cumprindo extensa agenda, para aprofundar questões referentes à temática da saúde. A comitiva foi formada pelo presidente da Anfes e diretor geral da Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf-Sus), Carlos Trindade; o vice-presidente da Anfes e diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Juarez Verba; o secretário executivo da Anfes, Alisson Sousa e o coordenador de Comunicação da FHGV, Ben-Hur Corvello.
Durante reunião com o deputado federal Henrique Fontana, líder do governo na Câmara dos Deputados, Carlos Trindade e Juarez Verba fizeram tratativas sobre a aprovação do PLP 92/2007, que regulamenta a área de atuação das fundações estatais.
Após reunião com o líder do governo, a comitiva foi recebida pelo Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Hêider Pinto. Foram discutidos os programas de capacitação, a questão dos recursos humanos no modelo de gestão do SUS e as melhorias na carreira dos trabalhadores da saúde vinculados às fundações estatais.
A equipe também aproveitou a ocasião para visitar a Geap, uma das maiores operadoras de saúde do país, presente em cerca de 3.000 municípios. Eles trataram possíveis parcerias com as fundações, especialmente em projetos que deverão acontecer em estados como Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe e Amazonas. Os representantes da Geap presentes na reunião foram o diretor de Serviços, Francisco Monteiro Neto; gerente de Promoção da Saúde, Luciana Rodriguez Carvalho; assessor de Planejamento, Pedro Ivo Trindade e o assessor de Desenvolvimento de Produtos e Clientes, Mário Taxan da Silva.