FHGV atua na campanha de doação de sangue em Sapucaia do Sul

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) está presente na Campanha de Doação de Sangue, que iniciou na manhã desta quinta-feira (12), no bairro Primor, em Sapucaia do Sul. Três técnicos de enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) e uma equipe do Samu trabalham na ação. A campanha é uma realização do Hemocentro de Porto Alegre, Associação Sapucaiense de Doares de Sangue, Rotary Clube Sapucaia do Sul, Super Rissul, Parceiros Voluntários e Unicaps. Os voluntários podem doar sangue até ao meio dia e das 13h30 às 16h. De acordo com o Hemocentro, a meta é realizar 60 coletas pela manhã e 70 à tarde.

Segundo o presidente da Associação de Doadores de Sangue de Sapucaia do Sul, Alberi Nunes, a média de doadores no Município varia entre 130 e 160 voluntários. “Esse ônibus novo, com infraestrutura necessária, foi uma reivindicação da Associação de Doadores. Estamos preparados para recebê-lo. Temos coletas duas vezes ao ano, mas temos condições de efetuarmos três vezes se fosse possível”, salientou. “Nosso objetivo é manter a parceria com a sociedade civil para ajudar a manter o estoque de sangue do hospital. Somos amigos do hospital!”

O conferente Cristian Dias Gourlart, 26 anos, morador de Sapucaia do Sul, é doador pela primeira vez. “Fiquei sensibilizado com a situação de uma amiga de minha esposa que está hospitalizada precisando de sangue. Essa ação é muito importante! Temos doar sangue pra quem necessita”, disse.

Para a encarregada de cozinha, Fátima Antunes, 31 anos, moradora de Sapucaia do Sul, a campanha é um ato de solidariedade. “Meu marido já precisou de sangue e entendo bem. Temos que doar”, manifestou.

Morador de Esteio, Alex Almeida, 50 anos, também decidiu doar sangue pela primeira vez na companhia de sua esposa. “É satisfatório fazermos uma boa ação, ajudando pessoas que necessitam de sangue nos hospitais. Se divulgar mais, o povo vem, com certeza”, expressou.

A responsável técnica de enfermagem do HMGV, Raquel Froner, avaliou positivamente a campanha. “Essa iniciativa aqui no Município facilita o acesso dos voluntários, que muitas vezes, tem dificuldades de se deslocar até o Hemocentro para doar sangue”, considerou. “Essa ação deveria ser mensal, atingindo as demais cidades da região metropolitana.”

Flávia Motta, coordenadora do Samu, ficou surpresa com a grande adesão do público. “A população está consciente da necessidade de abastecer os bancos de sangue para ajudar as pessoas e a FHGV é parceira de Sapucaia e faz questão de apoiar iniciativas nobres como essa”, destacou.

Recent Posts