Trabalhadoras do HMGV prestigiam a abertura da programação da Semana da Mulher

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A manhã desta quinta-feira foi marcada por um debate produtivo com as trabalhadoras de vários setores do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), que puderam esclarecer suas dúvidas sobre a prevenção do câncer de mama e a violência contra a mulher. Na ocasião, a enfermeira Débora Rech, do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), alertou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ela informou que as trabalhadoras podem agendar mamografia no Serviço de Imagem do HMGV, das 8h às 11h e das 15h às 19h. A técnica de enfermagem, Tatiana Wasielewski de Matos, comemorou a atividade das mulheres. “É uma oportunidade para nós trabalhadoras da saúde termos acesso às informações, exames e consultas. Atividades como essa nos proporcionam essa facilidade”, disse.

Outro tema em destaque foi a violência contra a mulher, assunto abordado pela coordenadora de Políticas para as Mulheres de Sapucaia do Sul, Márcia Chitolina. Ela comentou sobre a aprovação do projeto de Lei (8305/14) do Senado, na última terça (3/3), que classifica o femicídio como crime hediondo e o inclui no Código Penal como homicídio qualificado.  Assim que a lei for sancionada pela presidente Dilma Rousseff, todo assassinato de mulheres motivado por razão de gênero (pelo simples fato de ser mulher), será enquadrado nessa classificação.

Márcia Chitolina salientou ainda, que vivemos em uma sociedade machista e sexista e que precisamos conscientizar a população sobre o respeito e a igualdade de direitos. A coordenadora explicou como funciona o ciclo de violência doméstica e os tipos de violência contra a mulher. “Começa com um desentendimento, humilhações constantes, um grito, um tapa e depois vai se agravando. O maior índice de afastamento de mulheres do trabalho é por motivo de violência doméstica”, explicou. Ela incentiva as mulheres a procurarem ajuda na Coordenadoria da Mulher de Sapucaia do Sul (Cem).

Cinara Woizekoski, diretora da Cem, que também acompanhou a atividade, esclareceu que a equipe procura orientar as mulheres agredidas, oferecendo apoio. “Se necessário, encaminhamos o caso para registro de boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia”, elucidou. A Cem fica localizada na Rua São Luís, 201, bairro Centro. Contato: (51) 3452 18 39.

Tarde seguiu com debates sobre a saúde da mulher

Para reforçar as atividades preventivas, a programação da tarde também abordou o diagnóstico do câncer de mama. A palestra foi proferida pela enfermeira Karina Lemos, que falou sobre os sintomas desse tipo de câncer que acomete as mulheres e até mesmo os homens.

O cronograma da Semana da Mulher no HMGV segue nesta sexta-feira (6/3) e na próxima segunda-feira (9/3), sempre manhã e tarde, no auditório da Fundação.

Recent Posts