FHGV se mobiliza em prol da solidariedade
A tragédia climática sem precedentes no estado do Rio Grande do Sul traz todos os dias exemplos de doação e amor ao próximo. Seja nas primeiras horas com a necessidade se salvar pessoas atingidas por alagamentos, seja nas semanas seguintes para o acolhimento aos desabrigados. Com esse espírito, várias iniciativas dentro da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) estão recolhendo roupas, alimentos e produtos de higiene e limpeza.
Um dos primeiros setores a se mobilizar foi o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que está auxiliando colegas, vizinhos e familiares de funcionários da Fundação que foram vítimas dos alagamentos. “Tivemos a preocupação de olhar também para quem está acolhendo em casa os desabrigados”, diz a enfermeira do trabalho Marcieli Reidel. Ela e duas colegas organizam os kits para depois serem distribuídos – inclusive enxovais para bebês.
Em um espaço ao lado do hospital de Sapucaia do Sul, os interessados também podem escolher roupas e calçados conforme as necessidades e gostos. “Recebemos muitas peças de excelente qualidade para vestir nossos colegas”, comemora a psicóloga Gisele Moitoso, ressaltando que todos os funcionários do SESMT estão envolvidos na arrecadação de donativos.
UPA e Clisam
A unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul não ficou atrás. Com envolvimento de funcionários e pessoas da comunidade, muitos itens foram disponibilizados para os colegas que perderam tudo com as cheias. Segundo a coordenadora da unidade, Jéssica da Silva Pinto, é emocionante ver tanta solidariedade em um momento tão triste como esse:
– Agradeço a Deus por inspirar muita gente, e também aos colegas, que não medem esforços para ajudar o próximo, destaca Jéssica.
A Clínica de Saúde da Mulher (Clisam), que tem foco no cuidado ao público feminino e, por consequência, aos bebês das gestantes acompanhadas pela unidade, mobilizou-se imediatamente após o início da calamidade. “Foi impressionante a rapidez com que conseguimos arrecadar uma grande quantidade de produtos de higiene para mulheres e recém-nascidos, além de cobertores com motivos infantis”, festeja Zenahya Chagas, coordenadora da Clisam.
Unidos somos mais fortes
A onda de solidariedade foi unânime. Funcionários do Hospital Municipal Getúlio Vargas, do Centro de Especialidades, da sede administrativa e da Regulação Estadual do Samu, esta última em Porto Alegre, também estenderam a mão ao próximo. Em todas as unidades há espaço para deixar as doações. “Identificamos os colegas atingidos diretamente pelas cheias e com produtos alimentícios, de higiene e limpeza, além da divisão de um valor arrecadado, pudemos ajudá-los”, destaca o supervisor geral da Regulação, Marcos Vinícius Brum Machado.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV