Uma tonelada de amor ao próximo
A solidariedade está fazendo a diferença no momento mais triste da história do Rio Grande do Sul. Com mais de 150 mortes e uma centena de desaparecidos, sem falar nos milhares de desabrigados por conta das enchentes, as doações chegam de todo o Brasil. E dentro dessa corrente de auxílios, o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) recebeu, na última quarta-feira (15/05), uma tonelada de materiais médico-hospitalares, que será compartilhada com mais quatro instituições, todas em municípios atingidos pela catástrofe ambiental. A doação foi feita pela Rede D’Or, que possui inúmeras unidades de saúde espalhadas pelo país.
A carga, proveniente de São Paulo, é composta por compressas, bisturis, seringas e agulhas, entre outros produtos de uso contínuo em procedimentos hospitalares. Em um jatinho, cedido gratuitamente, os materiais chegaram a Caxias do Sul. De lá, por meio de uma transportadora, que também realizou o serviço de forma solidária, os materiais foram transferidos para um depósito do hospital de Sapucaia do Sul.
Uma força-tarefa de funcionários do HMGV descarregou e separou todos os donativos de forma equânime, pois quatro partes beneficiarão unidades localizadas no Vale do Taquari: Hospital São José, de Arroio do Meio; Hospital Estrela, de Estrela; Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires; e Hospital São José, de Taquari. Nos próximos dias, um caminhão levará a carga até esses destinos.
O diretor-geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Nestor Bernardes, em nome da população atingida pela catástrofe, agradeceu aos gestos de solidariedade. “É louvável a empatia dessas instituições em um momento tão difícil para os gaúchos”, destacou ele. Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica da FHGV, Etiene Carpes Zucatti, os materiais chegam em muita boa hora:
– Esse tipo de ajuda faz toda a diferença em meio a uma calamidade pública, resumiu.
Nos últimos dias, o HMGV também recebeu medicamentos e materiais hospitalares repassados pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Associação Médica do Rio Grande do Sul e Base Aérea de Canoas, entre outros.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV