Hospital Tramandaí instala televisores na UTI
Mais do que enfrentar uma doença, os internados em hospitais também convivem com o distanciamento do convívio social, principalmente em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Para aliviar o peso deste momento de convalescença, o Hospital Tramandaí, no Litoral Norte, instalou aparelhos de televisão na UTI Adulto da instituição.
A iniciativa foi bem recebida pelos pacientes. “Agora vou ficar bem, não existe nada melhor do que poder assistir a uma TV. Até parece que estou num quarto de hotel, disse animada uma senhora que está em isolamento na casa de saúde, que é gerida pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV).
Segundo estudos, o uso da tecnologia pode fazer a diferença na manutenção da qualidade de vida e também na recuperação de pacientes com longa permanência em unidade intensiva. “A utilização de recursos audiovisuais, como televisões e tablets, possibilita não apenas uma estratégia de entretenimento para minimizar a monotonia do ambiente, mas manter a orientação de tempo e espaço ao paciente, ressalta a chefe da UTI Adulto, Jocelaine Lencina.
O diretor de Atenção à Saúde da FHGV, Marcelo Pasa, lembra que pessoas internadas em UTIs estão sujeitas a desenvolver a Síndrome de Delirium, que provoca confusão mental, agitação e alucinações, decorrentes do estresse que essas unidades provocam. “A distração que os programas televisivos oferecem colaboram para diminuir a incidência desta intercorrência”, destaca Pasa.
Com os três televisores instalados, a equipe do Hospital Tramandaí avança no propósito de um atendimento assistencial humanizado, proporcionando um pouco mais de entretenimento, informação e conforto aos pacientes internados.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV