Segurança no trabalho recebe atenção especial na FHGV
As equipes do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) se revesaram para instruir os funcionários do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) no Dia Nacional de Prevenção a Acidentes do Trabalho, celebrado nessa quinta (27/07). Decoração especial, exposição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e orientações fizeram parte da programação em todos os turnos.
“Os perigos estão sempre ao nosso redor: choques elétricos, quedas, cortes, perfuros, entre outros. Mas, o trabalho realizado de forma correta tende a eliminar o risco de que algum acidente aconteça. No Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho, realizamos esse evento como forma de conscientização, apresentando EPI’s para várias atividades, vídeos detalhando o trabalho realizado pelo setor e uma conversa mais próxima com o trabalhador”, relatou o engenheiro de segurança do trabalho, Franklin Köhler.
O engenheiro também observou que o Sesmt tem como objetivo evitar a ocorrência de acidentes de trabalho. Mesmo assim, caso qualquer evento aconteça, a orientação da equipe é de que o setor deve ser informado para que as providências sejam tomadas e os procedimentos realizados. “Colocamo-nos à disposição para conversa, instruções e esclarecimento de dúvidas. Trabalhamos ao lado do funcionário porque as nossas ações visam sempre a segurança, a saúde, e o bem-estar do trabalhador. Conscientizar é o melhor caminho para prevenir”, complementou Köhler.
Novos brigadistas
Mais de cem funcionários de unidades geridas pela Fundação em Sapucaia do Sul – Centro de Especialidades, Clínica de Saúde da Mulher, HMGV, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Unidade de Pronto Atendimento – participaram de um curso de 16 horas de brigadista de incêndio. A capacitação foi dividida em quatro módulos que contemplaram os assuntos de teoria de combate a incêndio, teoria de primeiros socorros, práticas de combate a incêndio e prática de primeiros socorros. Além disso, os novos brigadistas fizeram um simulado de combate a incêndio.
Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV