Prefeito Dr. Link inaugura angiógrafo e novo tomógrafo do hospital de Sapucaia

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A manhã desta quarta-feira, 19 de abril, foi de celebração por mais um avanço importante para a saúde dos sapucaienses. O prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogério Link, inaugurou nesta manhã o novo equipamento de angiógrafo do hospital, um importante instrumento para o diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O hospital Getúlio Vargas será o único hospital da região 100% SUS a oferecer o serviço aos usuários. Além do angiógrafo, um novo tomógrafo, mais moderno, preciso e com menor dose de irradiação, também foi inaugurado nesta manhã.

O prefeito Dr. Link, lembrou de quando começou a atuar no hospital como médico, há cerca de 30 anos e, da precariedade de serviços e funcionários que havia na época. “Os sapucaienses devem comemorar este momento, porque o nosso hospital hoje é uma referência de atendimento, não só para a região, como para todo o Estado. Hoje, mais um passo está sendo dado neste atendimento de excelência. Com estes novos equipamentos, nosso hospital crescerá, ainda mais, e quem ganha é a população da nossa cidade e da região”, disse Dr. Link.

Para o Diretor-Geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Juarez Wolf Verba, falou sobre os benefícios dos equipamentos para a população.  “Este é um momento importante para o Hospital e para a comunidade de Sapucaia do Sul, pois estamos inaugurando dois equipamentos modernos, que agregam agilidade e qualidade aos serviços prestados aos usuários, e que reforçam a condição de referência regional do Hospital Getúlio Vargas”.   Além do prefeito Dr. Link e do Diretor-Geral Juarez Verba, participaram da solenidade a titular da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado Maria Luiza Suarez, no ato representando o secretário estadual da Saúde João Gabbardo dos Reis; o deputado estadual, Juvir Costella; o ex-prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin; o presidente da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, Nelson Brambila; o secretário municipal da Saúde, Neio Lúcio Pereira, além de demais secretários municipais, vereadores e diretores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas.

         O Município de Sapucaia do Sul é referência no tratamento e diagnóstico do AVC para os municípios de Taquara, Esteio, Parobé, e por conta disso recebe recursos do Governo Federal.  Com o Angiógrafo, o Município passará a fazer parte de um estudo do Ministério da Saúde sobre o uso de novas tecnologias no tratamento do AVC.

EQUIPAMENTOS: O angiógrafo é um aparelho de raio x que permite a obtenção de imagens do sistema vascular. Através do angiógrafo, por exemplo, o médico pode confirmar suspeitas de lesões ou aneurismas em veias e artérias, elaborando um diagnóstico preciso. O equipamento foi adquirido por meio de um convênio com o Ministério da Saúde, e teve um investimento superior a R$ 1,5 milhão.

         Já o tomógrafo teve investimento de R$1 milhão, e foi adquirido com recursos próprios. O equipamento permite maior agilidade e precisão das imagens, sobretudo em relação às pequenas alterações em tecidos musculares, ossos, órgãos e demais estruturas corporais. O novo tomógrafo tem 16 canais, com menor dose de irradiação, melhoria de imagem e mais conforto para os usuários. O antigo tomógrafo do hospital tem apenas dois canais.

Texto: Comunicação Social da Prefeitura Mun. de Sapucaia do Sul

Recent Posts