Saúde é tema de palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Elas são mães, trabalhadoras e muitas vezes chefes de família, por isto merecem uma atenção especial para envelhecerem com qualidade de vida. Esta constatação esteve presente no debate sobre a saúde da mulher, na noite da última segunda-feira (13), no plenário da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul. A atividade fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, promovida pela Prefeitura do Município, em parceria com a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) e o Legislativo Municipal, através do gabinete da vereadora Raquel do Posto. No evento, foram apresentados os painéis “Depressão em Mulheres” e “O Desafio de Envelhecer Bem”,  ministrados por médicos do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV).

Na abertura, o prefeito Dr. Luis Rogerio Link, comentou que as mulheres são sobrecarregadas, sendo mais suscetíveis ao estresse e à depressão. Ele salientou ainda, que embora a expectativa de vida da população tenha aumentado, as pessoas não deveriam trabalhar até morrer. “É preciso envelhecer de forma saudável. E a Prefeitura se preocupa com o bem-estar dos idosos, promovendo grupos de convivência com atividades físicas e de socialização”, reforçou.

A diretora de Atenção à Saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Angelise Martins, falou sobre a depressão, tema abordado durante a atividade. Segundo ela, as mães e mulheres são as que mais identificam os problemas dentro dos lares. Ela agradeceu a oportunidade de divulgar o trabalho da FHGV, enfatizando que o Hospital disponibiliza o tratamento na Unidade de Saúde Mental, atuando juntamente com a rede integrada de saúde pelo SUS.

No painel “Depressão em Mulheres”, o psiquiatra José Orrego Júnior citou os sinais de transtorno depressivo como irritabilidade, prejuízo funcional, perda de sono, de apetite, de peso corporal, entre outros. De acordo com ele, qualquer integrante de uma equipe multidisciplinar pode identificar a depressão. O psiquiatra alertou que o primeiro episódio deve ser tratado imediatamente para aumentar as chances de solucionar o problema.

Já o clínico intensivista, Sandro Carbonel, reforçou a importância da prática diária de atividades físicas como “O Desafio de Envelhecer Bem”. “O que impacta na longevidade é o estilo de vida e a atividade física. 80% das doenças crônicas poderiam ser evitadas com a mudança dos hábitos alimentares”, afirmou.

A geriatra Adriana Trein reiterou os cuidados para o envelhecimento saudável. De acordo com ela, as pessoas mais ativas representam idade menor. Adriana destaca a qualidade do sono, dieta equilibrada, atividades físicas, e vida social e familiar ativa como fatores relevantes para uma vida longa.

O evento teve a presença do presidente da Câmara Municipal, Nelson Brambila, os diretores do HMGV, Leandro Barcellos (administrativo) e Loredi Becker (assistencial).

Recommended Posts