Fundação realiza 2º Encontro de Fisioterapia com avanços em Sapucaia do Sul

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) realiza o II Encontro de Fisioterapia, dia 5 de outubro, no auditório de sua sede, registrando  uma melhoria significativa nos serviços prestados à população de Sapucaia do Sul. Saindo de um cenário de atendimento terceirizado e poucos profissionais, a Fundação mudou esta realidade a partir de 2005, contratando fisioterapeutas, ampliando a UTI e adquirindo equipamentos de primeira linha para o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Atualmente, o Hospital conta com 11 fisioterapeutas que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h (sendo UTI, emergência e pediatria com 3 atendimentos/dia), e plantões aos finais de semana e feriados, com dois profissionais em turno de 10h.

O HMGV é referência pelo 3º ano consecutivo, no estágio curricular do curso de Fisioterapia da Unisinos. A instituição está na 6ª turma de estagiários e já beneficiou 34 formandos desde 2013. Os fisioterapeutas atuam nos Grupo de Apoio Pós-Alta (GOCA), no Grupo de Cuidados Paliativos, e Grupo de Pele, transmitindo orientações sobre cuidados para reabilitação dos usuários. No Programa de Residência Médica, a equipe oferece capacitação em ventilação mecânica (adulto e pediátrica) invasiva e não-invasiva, oxigenoterapia.
Também garante apoio nas atividades do Município em praças e Lar de Idosos.

“Esta evolução foi conquistada graças aos gestores que valorizaram o trabalho dos fisioterapeutas e da equipe multiprofissional no HMGV. Tenho orgulho em ter participado desta história e ter contribuído com estes avanços junto com meus colegas”, manifestou o fisioterapeuta responsável técnico do HMGV, Rodrigo Lopes Ferreira.

Reabilitação na UPA do Município 

A equipe de fisioterapia está presente no Serviço de Reabilitação na UPA de Sapucaia do Sul, que começou a funcionar no dia 28 de outubro. São quatro profissionais 12h/dia com média de atendimento diário de no mínimo 48 pacientes.

Confira a matéria na íntegra e a programação do 2º Encontro de Fisioterapia da FHGV em nosso site: www.fhgv.com.br

Estágios curriculares

A parceria do curso de Fisioterapia da Unisinos com o HMGV iniciou com a realização de práticas assistidas das atividades acadêmicas de Fisioterapia hospitalar I, II e III desde 2011. Já o estágio em Fisioterapia V, os estagiários vivenciam uma simulação de prática e profissional em ambiente hospitalar. Para a Unisinos este é um espaço especialmente importante, pois o aluno pode fazer parte de um serviço que permite autonomia aos profissionais fisioterapeutas.

A instituição está na 6ª turma de estagiários e já beneficiou 34 estudantes desde 2013.” Para a Unisinos este é um espaço importante, pois o aluno pode usufruir de um serviço que permite autonomia aos profissionais fisioterapeutas. No HMGV, os alunos têm a oportunidade de vivenciar um trabalho interprofissional, desenvolvendo competências no âmbito hospitalar. Também realizamos ações de cuidado visando a saúde do trabalhador e produzimos trabalhos que foram apresentados em eventos científicos da área”, destacou a fisioterapeuta e coordenadora do curso na Unisinos, Ana Paula Barcellos Karolczak.

Estudos de caso

Durante estágio curricular no Hospital, os futuros fisioterapeutas apresentam estudos de caso enfocando uma variedade doenças e seus respectivos tratamentos fisioterápicos terapêuticos. No primeiro semestre deste ano, estudantes Ana Lúcia Timmen Schmidt, Daiane Dieter e Bruna Caraffini promoveram uma oficina com as trabalhadoras do Setor de Rouparia para a confecção de botas antiescaras. Trata-se de um acessório produzido com colchão piramidal e cadarço, que protege os pés dos usuários da pressão e do impacto contra o colchão, evitando a formação de escaras de calcâneo.

Outra atividade desenvolvida pelos estagiários é a ginástica laboral, que iniciou na área administrativa e depois se estendeu para a assistencial.

Produção científica

O HMGV foi citado no artigo “Checklist ICU Trial” publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA), dia 12 de abril deste ano, que avaliou a qualidade da assistência em 241 Unidades de Tratamento Intensivo do Brasil. A equipe do Hospital também acompanhou o Curso de Neurointensivismo e Reabilitação Neurológica para Fisioterapeutas, durante o Simpósio Internacional sobre AVC, no Rio de Janeiro.

Atividades de apoio da fisioterapia

A equipe de fisioterapeutas do HMGV oferece suporte para o Grupo de Orientações e Cuidados Pós-Alta (GOCA), Cuidados Paliativos, Grupo de Pele e no Programa de Residência Médica, transmitindo dicas de manuseio de equipamentos, cuidado, mobilidade de usuários e reabilitação.

Também foram oferecidas capacitações sobre ventilação mecânica invasiva e não-invasiva, entre outros temas, durante o Programa de Educação Permanente da FHGV.

Eventos da cidade com participação dos profissionais de fisioterapia

– Dia do Desafio;

– Dia Mundial da Saúde, no Calçadão de Sapucaia do Sul, com ginástica laboral;

– Ginástica laboral em Lar de Idosos.

Recommended Posts