INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA
Ao longo de sua história, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) se consolidou como uma instituição voltada à geração e construção de conhecimentos, um espaço intencionalmente propício ao aprendizado contínuo, beneficiando a assistência com a qualificação oportunizada pelo ensino e pela pesquisa. Assim, visando acompanhar as transformações no setor de saúde que estão cada vez mais intensas e velozes, no ano de 2021 foi criado o Instituto de Ensino e Pesquisa da FHGV (IEP-FHGV).
O IEP-FHGV, a partir das necessidades detectadas de educação e pesquisa na área da saúde, visa produzir e compartilhar o conhecimento, proporcionando a qualificação constante dos profissionais e o desenvolvimento institucional, oportunizando à FHGV uma assistência à saúde ainda melhor.
A educação permanente acontece nas modalidades de treinamento em serviço, cursos e palestras de qualificação profissional presenciais e online, campanhas de conscientização e valorização, eventos de integração de novos empregados, capacitação inicial e formação individual externa.
Essas modalidades podem ser organizadas na forma de cronograma de treinamento por unidade, calendário de cursos, palestras ou campanhas e projetos estruturados de oferta contínua.
O empregado pode ser "convidado/convocado" pela sua chefia para treinamentos e capacitações vistas como obrigatórias para o melhor desempenho de suas funções ou se inscrever por iniciativa própria, buscando qualificar-se enquanto profissional.
As informações sobre as atividades de Educação Permanente são divulgadas por meio dos murais, monitores e site da FHGV, na intranet e nos grupos de whatsapp.
IMPORTANTE: A realização das atividades e a participação do empregado são evidenciadas através do preenchimento e assinatura da LISTA DE PRESENÇA disponibilizada durante a atividade e que deve ser enviada para guarda e controle do IEP.
Para imprimir a LISTA DE PRESENÇA PADRÃO da FHGV, clique AQUI
Após a participação nessas atividades, o empregado pode requisitar seu CERTIFICADO, clicando AQUI:
O empregado poderá solicitar o abono do ponto para participar de atividades de formação continuada fora da FHGV. Se autorizado, o empregado deverá comprovar a participação através de certificado, pois somente será realizado o abono, mediante a devida comprovação de participação.
IMPORTANTE: Quando as atividades são realizadas no horário laboral devem ser solicitadas com antecedência para obter autorização da chefia direta e direção. Alguns critérios serão avaliados para que seja concedido o incentivo, como pertinência com as funções desempenhadas.
Para solicitação de abono de ponto clique AQUI
Para comprovar sua participação e garantir o abono do ponto, envie o CERTIFICADO ou DECLARAÇÃO de participação clicando AQUI
- FACULDADES EST
- FACULDADE TECNICA FASAUDE
- GRAU TÉCNICO
- QI ESCOLA TÉCNICA
- SEG - SISTEMA DE ENSINO GAÚCHO
- SENAC
- ULBRA
- UNINTER
- UNISINOS
- UNIASSELVI
FLUXO PARA SOLICITAR DESCONTO
1) Entre em contato com a Instituição de Ensino;
2) Verifique as opções de cursos e de valores;
3) Envie e-mail para UGP (ugp.efetividade@fhgv.com.br) informando seu nome, matrícula da FHGV, curso pretendido, Instituição de Ensino e se o desconto é para você ou seu dependente;
4) A UGP enviará Declaração de Vínculo para ser apresentada na Instituição de Ensino.
Para outras informações ou dúvidas entre em contato com o IEP de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Fone: (51) 3451.8200, ramal 353 ou pelo e-mail iep@fhgv.com.br
Para acessar os links basta clicar em cima do nome dos sites e você será direcionado para a página de cursos. Bons estudos!
- ACADEMIA ANGELS - AVC
- ALBERT EINSTEN
- ANVISA
- AVASUS
- CRA-Conselho Regional de Administração
- CRUZEIRO DO SUL
- ESCOLA VIRTUAL DO GOVERNO
- ESKADA
- FUNDAÇÃO BRADESCO
- FGV - EDUCAÇÃO EXECUTIVA
- GRUPO PROMINAS
- INSTITUTO AYRTON SENNA
- INSTITUTO FEDERAL RS
- ISMP
- LUMINA
- OPAS - SAÚDE PÚBLICA
- PROADI
- SEBRAE
- SENAC
- SENADO
- UFRGS - TELESAÚDE
- UNASUS
- UNICAMP
- UNINTER
- Estágio curricular obrigatório: é o ato educativo supervisionado, definido como tal no plano pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para a aprovação e obtenção de diploma.
- Estágio Extracurricular Remunerado: Refere-se ao estágio profissional remunerado, mediado por um Agente de Integração, que faz a interlocução entre a Instituição de Ensino e a FHGV.
- Internato e Estágio Optativo em Medicina: O internato é o nome dado ao estágio obrigatório na faculdade de Medicina, no qual a Instituição de Ensino determina o(s) local(is) de realização. Já, no estágio optativo, o aluno poderá optar por determinada área da saúde, de seu interesse, para finalizar seu internato.
- Estágio optativo/opcional em Residência Médica: é uma atividade educacional facultativa aos residentes do segundo ano, tendo por objetivo possibilitar a vivência em ambientes considerados importantes para a aprendizagem, explicitada a relevância em relação a organização curricular do programa.
- Estágio observacional: O estágio de observação proporciona aos alunos conhecer o campo de sua atuação profissional através de um relacionamento teórico-prático dos conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas com a realidade vivencial dentro do ambiente hospitalar.
-
Para informações detalhadas e solicitação de estágio optativo nos nossos Programas de Residência Médica, favor enviar e-mail para coreme@fhgv.com.br
As solicitações deverão ser feitas pelo estudante, através do envio do Formulário de Solicitação de Vaga de Estágio, que deverá ser enviado ao Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), no e-mail iep@fhgv.com.br, devidamente assinado.
Para acessar o formulário, clique AQUI
1) Como as instituições de ensino podem celebrar convênio com a FHGV para solicitar campo de estágio?
Para solicitar convênio, a instituição de ensino deverá entrar em contato com o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) através do e-mail iep@fhgv.com.br, ou pelo telefone ((51) 3451-8200 ramal 353), solicitando a lista de documentos necessários para que o convênio seja firmado.
2) Já sou conveniada e desejo solicitar campo de estágio?
Encaminhar e-mail para iep@fhgv.com.br para que possamos lhe enviar o Formulário de Solicitação de Campo de Estágio.
3) A FHGV disponibiliza oportunidades para estágios profissionais remunerados (estágios extracurriculares)?
Sim, em parceria com o agente integrador Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) realiza-se a contratação de estagiários de níveis médio, técnico e superior. A divulgação de vagas é realizada pelo atente integrador diretamente no site deles. Os candidatos poderão enviar seus currículos para o e-mail estagios@fhgv.com.br, indicando no assunto o nome da vaga desejada.
4) A FHGV disponibiliza oportunidades para estágios observacionais?
Para essa modalidade de estágio, o(a) estudante deve acessar a aba Estágio e verificar as informações e procedimentos para solicitar esse tipo de estágio.
5) Qual o fluxo para solicitação de pesquisa nas Unidades da FHGV?
O (a) estudante deve acessar a aba Pesquisa e verificar as informações e procedimentos para solicitar autorização para realização de pesquisa na FHGV.
6) Como ocorre o processo de seleção para ingresso no Programa de Residência Médica da FHGV?
Para informações, acessar a aba Residência Médica ou entrar em contato pelo e-mail coreme@fhgv.com.br ou telefone (51) 3451-8200 ramal 353.
Apresentação
- FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA devidamente preenchido e assinado e enviado para iep@fhgv.com.br;
- PROJETO DE PESQUISA detalhado do estudo com descrição da metodologia a ser empregada e contendo todos os termos obrigatórios necessários (TALE, TCLE, TAI, TCUD, etc.), de acordo com a tipologia da pesquisa, além do(s) instrumento(s) de coleta de dados, caso se aplique.
- Links relacionados:
- ARCA – Repositório Institucional Fiocruz: Desenvolvido para disseminar e preservar a produção intelectual da instituição. A Arca reúne e dá visibilidade a toda produção científica desenvolvida pela pesquisa pública em saúde do país.
- BIBLIOTECA COCHRANE: Trata-se de uma rede global que há 25 anos reúne e resume a melhor evidência proveniente de estudos científicos para ajudar nas escolhas informadas sobre questões de tratamento.
- BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES IBICT (BDTD): Reúne Teses e Dissertações de inúmeras universidades brasileiras, como UFRGS e USP. Na página principal é possível escolher pela busca por instituição, por dissertações, por teses ou por outros tipos de documentos.
- BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS): Trata-se de uma cooperação técnica entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a BIREME, construída de forma conjunta com instituições na área da saúde relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços.
- BVS – ENFERMAGEM: Foi criado em 1988 por iniciativa da Escla de Enfermagem da UFMG em parceria com a BIREME/ OPAS/ OMS e se baseou na necessidade de informações dos profissionais da área. O menu vertical na lateral permite que a busca seja refinada escolhendo pelo ano de publicação, idioma da publicação, assunto principal, se deseja documento com texto completo, entre outras opções.
- BVS – PSICOLOGIA: Possibilita acesso a periódicos técnico-científicos, teses, livros eletrônicos (e-books) com texto completo, TCCs da área.
- LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde: Base de dados especializada na área da saúde, com literatura científica e técnica de 26 países da América Latina e do Caribe com acesso livre e gratuito. Além da busca avançada, permite a escolha por: a) Estudos clínicos; b) Síntese, revisões e guias; c) Relatórios técnicos, publicações governamentais; d) Teses e dissertações.
- PERIÓDICOS CAPES : O portal Periódicos Capes oferece acesso a textos completos e de artigos selecionados de mais de 21.500 revistas nacionais e internacionais.
A Residência Médica tem como objetivo qualificar os Médicos Residentes (MR) para uma intervenção analítica, crítica, investigativa e propositiva no âmbito técnico, administrativo e político da assistência médica, que, ao término da residência, deverão conhecer as possibilidades de intervenção e estarem aptos a fazê-lo no nível individual e coletivo, desenvolvendo e coordenando ações de saúde em equipe multiprofissional com estratégias interdisciplinares e serem profissionais competentes, críticos e comprometidos com a ética profissional.
O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), gerido pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), é instituição de saúde credenciada desde 2014 para a oferta de Programas de Residência Médica, no qual, atualmente, são ofertadas vagas para as seguintes especialidades médicas:
- Cirurgia Geral;
- Clínica Médica;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Medicina de Família e Comunidade*;
- Medicina Intensiva;
- Psiquiatria.
PROCESSO SELETIVO
Anualmente, a FHGV realiza o processo de seleção pública dos candidatos de acordo com a regulamentação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Edital do processo seletivo, assim como todos os demais editais de chamamento para a ocupação das vagas ofertadas. é publicado na homepage do Instituto de Ensino e Pesquisa da FHGV (https://www.fhgv.com.br/home/ensino-e-pesquisa/)
ANO LETIVO
Conforme estabelecido pela CNRM, todos os Programas de Residência Médica devem iniciar suas atividades no dia 1 (um) de março e concluí-las no último dia do mês de fevereiro do ano de encerramento.
COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA (COREME)
A Comissão de Residência Médica (COREME) tem por finalidade planejar, coordenar, organizar e fiscalizar a execução dos PRM da instituição sendo composta por:- 1 Coordenador;
- 1 Vice Coordenador;
- Supervisor de cada PRM, com seu respectivo suplente;
- 1 representante dos Médicos Residentes de cada PRM, com seu respectivo suplente;
- 1 representante médico especialista da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, com seu respectivo suplente.
OBJETIVO: Treinar e capacitar o médico residente de Cirurgia Geral para realizar o diagnóstico e tratamento cirúrgico, quando este for indicado, às doenças mais prevalentes na sua área de atuação, analisar as opções não operatórias e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica, tornando-o progressivamente responsável e independente (fonte: Resol. CNRM, n. 48/2018).
- Duração : 3 anos
- Número de vagas ofertadas anualmente: 02 (duas) vagas
- Acesso Direto (sem a necessidade de ter cursado nenhum outro programa de residência médica de forma prévia)
- Supervisão do Programa: Dr. Carlos Eduardo Gonçalves Teixeira (CRM/RS n. 16393)
- Duração : 2 anos
- Número de vagas ofertadas anualmente: 02 (duas) vagas
- Acesso Direto (sem a necessidade de ter cursado nenhum outro programa de residência médica de forma prévia)
- Supervisão do Programa: Dra. Adriana Trein Enzveiller (CRM/RS n. 31910)
- Duração : 3 anos
- Número de vagas ofertadas anualmente: 02 (duas) vagas
- Acesso Direto (sem a necessidade de ter cursado nenhum outro programa de residência médica de forma prévia)
- Supervisão do Programa: Dra. Janaina Troyano Costa (CRM/RS n. 24865)
OBJETIVO: Formar e habilitar médicos na área de Medicina de Família e Comunidade a adquirir as competências para serem resolutivos em cenários de prática que contemplem os atributos da atenção primária à saúde, sendo eles, acesso, integralidade, longitudinalidade, coordenação do cuidado, orientação familiar, orientação comunitária e competência cultural (Fonte: Resol. CNRM, n. 9/2020).
- Duração : 2 anos
- Número de vagas ofertadas anualmente: 04 (quatro) vagas
- Acesso Direto (sem a necessidade de ter cursado nenhum outro programa de residência médica de forma prévia)
- Supervisão do Programa: Dra. Lucia Naomi Takimi (CRM/RS n. 26287)
OBJETIVO: Formara e capacitar médicos a prevenir, diagnosticar, monitorar, estabilizar e tratar os agravos de saúde do paciente crítico com instabilidade vital ou com risco de desenvolver instabilidade vital na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) ou Unidades Semi-Intensivas, coordenando as ações médicas de equipe interprofissional e multiprofissional dentro e fora de UTI's ou UCI's na condução do paciente crítico (Fonte: Resol. CNRM, n. 18/2021).
- Duração : 3 anos
- Número de vagas ofertadas anualmente: 02 (duas) vagas
- Acesso Direto (sem a necessidade de ter cursado nenhum outro programa de residência médica de forma prévia)
- Supervisão do Programa: Dra. Liliana Gomes Pellegrin (CRM/RS n. 31077)
- Duração : 3 anos
- Número de vagas ofertadas anualmente: 02 (duas) vagas
- Acesso Direto (sem a necessidade de ter cursado nenhum outro programa de residência médica de forma prévia)
- Supervisão do Programa: Dr. Adelar Pedro Franz (CRM/RS n. 34039)
A visita técnica tem por finalidade proporcionar aos estudantes uma experiência observacional da futura profissão, objetivando a complementação no processo de aprendizagem das disciplinas teórico-práticas dos cursos técnicos e superiores, podendo ser solicitada pelas instituições de ensino conveniadas ou não com a FHGV e tem caráter eventual e temporário.
As solicitações devem ser realizadas através do FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA que deverá ser enviado eletronicamente para iep@fhgv.com.br, devidamente preenchido e assinado pelo solicitante.