Hospital Tramandaí reinaugura UTIs e Centro Obstétrico
O Hospital Tramandaí (HT) reinaugurou nesta segunda-feira (14) os espaços do Centro Obstétrico, da UTI Adulto e da UTI Neonatal. As reformas foram realizadas através de mão de obra e recursos financeiros próprios, com investimento de cerca de R$ 65 mil. Entre as novidades, destacam-se a troca de piso, a pintura, a restauração e a renovação de mobiliário. O Centro Obstétrico conta com uma sala pré-parto, duas para parto e outra para pós parto. A UTI Adulto possui 10 leitos, enquanto a Neonatal conta com sete.
O diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Juarez Verba, destacou a presença das autoridades no evento, o que, segundo ele, reforça a importância que o Hospital representa para a região. Verba também valorizou o esforço dos trabalhadores do HT, fundamental para que os espaços fossem renovados.
Na solenidade, que ocorreu no saguão de entrada do Hospital, o prefeito de Tramandaí, Edegar Rapach, lembrou que o momento da saúde pública é difícil, e que, em razão disso, as melhorias merecem ser comemoradas: “Para a região é um ganho fantástico, pois estamos falando de serviços de extrema necessidade”. Os deputados Gabriel Souza e Alceu Moreira manifestaram-se sobre a priorização da saúde no litoral.
O diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial do RS (DAHA), Alexandre Britto, que ainda não conhecia o HT, começou dizendo que o SUS é uma conquista do povo brasileiro e que, por isso, não pode retroceder. Segundo ele, “este Hospital é exemplo do SUS e exemplo de administração”, valorizando o trabalho da FHGV. Britto prevê dificuldades para 2016 em virtude da diminuição da arrecadação.
Estiveram presentes na solenidade, ainda, os diretores do Hospital Tramandaí, Luís Genaro Figoli e Ramone Oliveira; os prefeitos de Cidreira e Pinhal, representantes da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde, do Conselho Municipal da Saúde, da Câmara de Vereadores de Tramandaí, do Rotary, e de inúmeros trabalhadores do Hospital.