Registro civil de crianças no Hospital Municipal Getúlio Vargas é pioneiro no Brasil

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Os pais de crianças nascidas no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), de Sapucaia do Sul, têm a comodidade de ir para casa com a certidão de nascimento de seus filhos em mãos, sem precisar ir ao cartório. O Município é pioneiro no Brasil em disponibilizar um posto de registro dentro do Hospital para emissão de certidão de nascimento. A iniciativa é do Cartório de Registros Públicos de Sapucaia do Sul, que oferece o serviço gratuitamente na instituição, desde dezembro de 2001.

A coordenadora da Linha de Cuidado Mãe, Bebê e Criança do HMGV, Letícia Santomé, salienta a importância do serviço na instituição. “Em parceria com o cartório, estamos proporcionando aos pais a oportunidade de saírem do Hospital com a certidão de nascimento em mãos. O documento é indispensável para viabilizar os próximos atendimentos médicos e hospitalares das crianças. É uma forma de reduzir as chances dos registros não serem feitos”, considerou.

Conforme o escrevente responsável Hilário Bresolin, o atendimento destina-se exclusivamente a crianças nascidas no Hospital. “Nosso objetivo é facilitar a vida dos pais para que façam o registro com mais tranquilidade. Desta forma, desafogamos a demanda no cartório”, explica. “Já registrei 12 crianças em apenas um dia”, completou. No hospital, são emitidas cerca de 60 certidões de nascimento por mês.

Pai pela primeira vez, o auxiliar de produção Luan de Paula da Silva aprovou a praticidade do serviço. “Achei muito bom! Apenas com a carteira de identidade fiz tudo sem precisar ir ao cartório. Meu filho nasceu ontem e hoje já estou com a certidão de nascimento dele em mãos. Foi muito prático e sem demora”, manifestou.

 

Horário de atendimento do posto do cartório no Hospital:

Segundas, quartas e sextas – das 9h às 11h15.

Onde:

O posto fica situado na Central de Leitos do Hospital.

O que é preciso para fazer o registro?

Presença do pai, carteira de identidade e Declaração de Nascido Vivo (DNV) expedida pelo Hospital.

Casados – Qualquer um dos dois pode fazer o registro desde que apresente a certidão de casamento e carteira de identidade.

Recommended Posts