Sipat do Hospital Getúlio Vargas e unidades de Sapucaia do Sul encerra com ampla participação dos trabalhadores

 In Concurso Público, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) e unidades de Sapucaia do Sul encerrou na tarde desta sexta-feira (18/9), registrando grande participação do público. Mais de 200 trabalhadores acompanharam as 14 palestras e uma oficina,  entre os dias 14 e 18 de setembro. A programação apresentou temas relacionados ao assédio moral no trabalho, acessibilidade, prevenção de doenças e acidentes de trabalho, dicas de alimentação saudável, entre outros assuntos.

No encerramento, os técnicos de segurança do trabalho do HMGV, Viviane Mendes, Igor Ribeiro e Guilherme Lengler abordaram o tema “Segurança no Trabalho e o Princípio da Dignidade Humana”. Os profissionais mencionaram momentos importantes da história da segurança do trabalho no Brasil e a criação das normas regulamentadoras, em especial a NR 32, que trata da segurança e saúde no trabalho. Ao concluir a apresentação, os técnicos de segurança convidaram a “Mulher Descarpack”, que representou, de forma descontraída, a caixa de descarte de materiais  perfurocortantes usados no hospital.

                O diretor administrativo do HMGV, Cristiano Santarem fez uma avaliação positiva do evento e agradeceu a participação do trabalhadores e o esforço dos cipeiros da organização. “Temos o direito à prevenção, mas também temos o dever de observar e alertar a Cipa sobre possíveis problemas, a fim de evitar acidentes de trabalho”, completou.

                Para o coordenador do Setor de Saúde do Trabalhador, Fabrício Rocha, a Sipat simbolizou uma virada cultural na política de atenção à saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). “As palestras da semana aprimoraram a integração dos trabalhadores e trabalhadoras da FHGV. Destacamos o empenho da instituição na valorização de sua equipe de trabalho. Para a direção, a Cipa é um canal de interlocução com os trabalhadores, por isso reconhecemos a importância deste evento”, avaliou.

                O presidente da Cipa do HMGV, Juliano Correa demonstrou satisfação com a participação dos colegas na Sipat. “Cumprimos com o nosso objetivo reunindo um público que acompanhou com atenção as temáticas propostas. Temos que continuar conscientizando os trabalhadores sobre a importância das normas de segurança no trabalho”, ressaltou.

                A cipeira Maria Solange de Souza considera que atividades como a Sipat devem ocorrer com mais frequencia. “É importante que todos tenham a oportunidade de aprender sobre a prevenção de acidentes de trabalho, entre outros temas referentes à saúde dos trabalhadores”, disse.       

Recommended Posts