Hospital de Sapucaia forma dez médicos especialistas

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, Programa de Residência Médica

O auditório do IFSul de Sapucaia do Sul foi o palco, nesta quinta-feira (20), da formatura da mais nova turma de especialistas do Programa de Residência Médica do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Autoridades, amigos, familiares, professores e gestores em saúde estiveram presentes para a celebração do término do curso. No total, dez médicos concluíram a formação como especialistas: três em saúde de família e comunidade, dois em cirurgia geral, dois em ginecologia e obstetrícia, dois em psiquiatria e um em clínica médica.

Após a solenidade de entrega das declarações de conclusão do curso, os formandos Renan Lorenzini e Andressa Weissenstein, da ginecologia e obstetrícia, se pronunciaram em nome dos alunos. “Que sejamos médicos que não apenas curam, mas que também confortam com a alma e com a verdade de que, no fim, todos nós buscamos o mesmo: paz e conforto”, discursou Lorenzini. Andressa, por sua vez, conclamou:
— Que nunca nos afastemos da verdadeira essência da medicina, que é cuidar, entender e transformar vidas.

O diretor técnico médico do HMGV, Rafael Rosito, pediu aos formandos que cuidem, além dos pacientes, da própria saúde que, por muitas vezes, segundo ele, fica esquecida em meio aos inúmeros plantões em unidades hospitalares. O médico também destacou, em sua fala, o orgulho da instituição em sediar, há tantos anos, vários cursos de especialização.

A coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Adriana Trein Enzveiler, lembrou as dificuldades que enfrentam todos os hospitais SUS. “Aqui no Getúlio não é diferente, mas peço que vocês se orgulhem de tudo o que fizeram, de tantas pessoas que curaram e vidas que salvaram”, e completou:
— Desejo que tenham muito sucesso e que voltem para nos ajudar.

Autoridades e convidados acompanham evento no auditório do IFSul

“A medicina exige crescimento, dedicação e, acima de tudo, humanidade”, lembrou o diretor-geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Jalmir Pin. Para ele, os desafios diários da profissão também trazem recompensas. “Vocês, agora, terão oportunidade de transformar vidas, com empatia e excelência”, ponderou.

Presente na solenidade, a secretária municipal de Saúde de Sapucaia do Sul, Flávia Motta, falou sobre a “verdadeira missão” da medicina. “O conhecimento, a dedicação e o amor ao outro compensa, muitas vezes, a falta de condições ideais para um atendimento”, disse ela. Para Flávia, a capacidade de superação dos profissionais da saúde se mostrou como nunca nos últimos tempos:
— Vencemos pandemia, enchentes e novas patologias que surgiram.

O vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Nestor Bernardes, que no ato também representava o prefeito Volmir Rodrigues, destacou a importância do hospital do município para a formação dos novos especialistas. “Parabenizo a cada um por mais esta etapa, desejo sucesso e estaremos sempre oferecendo nossa cidade ao cuidado de vocês”,

Mais de uma década de história

O Programa de Residência Médica do HMGV está completando 11 anos em 2025. No período, formou 87 especialistas. Além das atuais áreas de especialização, já capacitou em anestesiologia e, agora, passa a oferecer também residência em medicina intensiva. O período de formação varia entre dois e três anos, conforme a área médica.

Medicina de Família e Comunidade

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts