Parceria entre FHGV e Unisinos capacita enfermeiros do Getúlio Vargas

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

No último sábado de novembro (30/11), um grupo de 20 enfermeiros assistenciais do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) finalizou o curso de Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (PICC) para aplicação neonatal, pediátrico e adulto. O aperfeiçoamento, oferecido de forma gratuita, foi possível graças a uma cooperação entre o Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) e Unisinos.

No total, os enfermeiros tiveram 20 horas/aula, distribuídas de forma remota e presencial. A formação objetivou uma educação completa para atendimento dos requisitos didáticos mínimos estabelecidos pela Rede Global de Acesso Vascular: avaliar e identificar veias, artérias e nervos; discutir as indicações e contraindicações do PICC; fornecer instruções detalhadas do procedimento de inserção; descrever os cuidados básicos e os procedimentos de manutenção do cateter e revisar as complicações mais comuns relacionadas às inserções.

A responsável técnica de Enfermagem do HMGV, Vanessa Marques, disse que a conclusão do treinamento proporcionou um dia inteiro de aula prática. “Os profissionais puderam compreender as principais indicações para o acesso de cateter. Agora, a meta é alinharmos dentro do hospital um time de acessos para qualificar ainda mais a assistência ao paciente”, resumiu Vanessa.

Enfermeiros durante aula prática

Os colaboradores do hospital ficaram muito satisfeitos com a formação. A enfermeira Patrícia Brum salientou a organização e o nível dos administradores. Simone da Costa Rosa, por sua vez, agradeceu pelos ensinamentos e direcionamentos recebidos durante as aulas.

Ministrantes discutem protocolos com os alunos

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts