Sapucaia recebe reconhecimento pelo apoio à doação de sangue

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Prestes a completar três anos de funcionamento, o posto de coleta de sangue do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) recebeu nesta quinta-feira (21) certificado em reconhecimento pela parceria na Rede Estadual de Apoio à Doação de Sangue. O ato foi realizado na presença dos voluntários que participavam da 60ª ação de coleta em Sapucaia do Sul. O município foi pioneiro como braço externo do Hemocentro de Porto Alegre para a doação de sangue fora da capital.

A chefe da Divisão Técnica de Hemoterapia do Departamento Estadual de Sangue, Aline Gularte, fez a entrega do certificado, acompanhada da assessora do Gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Tatiane Bernardes. Aline agradeceu aos doadores e também à Fundação Hospitalar Getúlio Vargas pelo pioneirismo e pela manutenção do serviço na cidade, destacando a relevância da ação para socorro às emergências diárias:
— Doações sistemáticas, frequentes e voluntárias da população garantem o nosso estoque de sangue, que precisa ser permanente para que possamos salvar vidas.

Doadores e funcionários acompanham a entrega do certificado

Em nome do HMGV, a gerente Assistencial Loredi Becker lembrou os avanços conquistados no período. “Fechamos um pequeno corredor do hospital para que pudéssemos começar a coleta de sangue em Sapucaia e, hoje, dispomos de um confortável e adequado espaço para receber nossos doadores”, comemorou ela.

O coordenador das Ações de Coleta de Sangue do hospital, Gervásio Santana, destacou o gesto de tantos voluntários em quase três anos do serviço. “Todos vocês que estão aqui hoje são heróis que salvam vidas”, comparou. Ele também fez questão de homenagear a voluntária Elaine Terezinha Martiny Machado, de 57 anos, que foi a primeira pessoa a doar sangue no HMGV, em dezembro de 2021, quando o serviço foi inaugurado.

Nesta quinta-feira, a analista de Recursos Humanos, que atualmente reside em São Leopoldo, levava o filho de 21 anos para fazer a primeira doação da vida dele. “Estou um pouco nervoso por receio da agulha, só isso”, comentou o jovem Lucas enquanto aguardava para fazer a coleta.

Lucas com a mãe Elaine

O serviço de coleta de sangue em Sapucaia do Sul recebeu até hoje 2.376 doadores e, destes voluntários, foram coletadas 1909 bolsas de sangue. Cada bolsa pode salvar até quatro vidas. As ações ocorrem quinzenalmente, sempre às quintas-feiras pela manhã, e os interessados podem agendar a doação pelo telefone (51) 3451-8200, ramal 102, ou pelo WhatsApp (51) 99742-9310.

Texto e fotos: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Recent Posts