Hospital de Sapucaia inicia obras para entregar 92 novos leitos
O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), de Sapucaia do Sul, deu largada aos trabalhos de mais uma fase de ampliação da unidade, com investimento previsto de R$ 16 milhões. Serão 48 novos quartos, totalizando 92 leitos, em um acréscimo de 2.200m² de área ao complexo hospitalar. O projeto prevê a adição de dois pavimentos sobre edificação já existente. A moderna estrutura integrará o setor de internação geral adulto, inclusive com quartos de isolamento e áreas de apoio para equipes de assistência. Localizada na Travessa Aliança, rua aos fundos da instituição, a obra deve ser concluída em 12 meses.
Segundo o chefe da Engenharia da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Matheus Cunha e Silva, durante o período de obras haverá grande mobilização de operários e veículos com materiais de construção. “São expedições de cargas, içamentos, montagem de módulos e lajes steel deck, concretagem, entre outros, explica ele. De acordo com o engenheiro, a metodologia estrutural dos andares será metálica, com ampliação das escadas em concreto armado.
O diretor-geral da FHGV, Nestor Bernardes, ressalta que esta é apenas mais uma obra da atual gestão. “Temos compromisso em entregar serviços cada vez melhores à população de Sapucaia e oferecer quase 100 novos leitos comprova essa trajetória”, justifica ele, citando o que já foi feito:
— Moderno Centro Obstétrico, novas Pediatria e Recepção, reforma da Clínica Médica, novos Centro de Especialidades e Centro de Materiais Esterilizados, reformulações do reservatório de água e subestação elétrica, entre outros, enumera Bernardes.
Hospital do futuro
Para os próximos meses, ainda está prevista uma série de melhorias na unidade, com novas ampliações e modernizações. Entre elas, a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conclusão da segunda fase da Clínica Médica com mais 14 leitos, incorporação do laboratório de análises clínicas, além de ajustes na infraestrutura geral do Getúlio Vargas. “Tudo que está sendo feito e projetado tem o objetivo final de acolher e tratar bem os pacientes, familiares e os próprios funcionários do hospital”, finaliza Bernardes. A estimativa é de que o HMGV comporte futuramente um total de 270 leitos.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV