Hospital de Sapucaia recebe 80 mil litros de água por dia
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em 1º de maio último. As chuvaradas e enchentes provocaram cortes nos abastecimentos de água e energia elétrica em centenas de municípios, inúmeros bloqueios de rodovias e as consequentes dificuldades logísticas para a distribuição de produtos em todas as áreas. As instituições de saúde, que já são equipadas com geradores para suprir frequentes faltas de luz, enfrentam desde então um desafio a mais, que é a necessidade de reposição de milhares de litros de água por dia para que a assistência à saúde não seja prejudicada.
Produto muito consumido, a água vem sendo reabastecida no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) por meio de caminhões-pipa. No total, 80 mil litros são transportados em duas viagens todos os dias. A água é providenciada pela Corsan, empresa responsável pelo abastecimento em Sapucaia do Sul, cidade que convive com a falta do produto desde o início das enchentes.
O reservatório de água do HMGV tem capacidade para 172 mil litros de água, o que garante autonomia por cerca de dois dias. Ele foi totalmente reformado em 2023, com investimento de R$ 384 mil. A recuperação foi a primeira desde a construção da “caixa d’água”, ocorrida na década de 80.
Texto e fotos: Rogério Carbonera – MTB 7686 /Comunicação FHGV