Música, exercício físico e convívio social provocam bem-estar no Mês da Saúde
A manhã desta sexta-feira (12/04) teve ação especial na sede da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) durante a programação do Mês da Saúde. Pop rock com a Banda da Guarda, orientação para uma vida saudável e prática do bodybalance, exercício baseado em yoga, foram as atividades para os profissionais das unidades de saúde geridas pela Fundação em Sapucaia do Sul.
A auxiliar de serviços gerais Cláudia Suzane de Oliveira trabalha na sede da FHGV. Ela é moradora do bairro Ipiranga no município e aproveitou para participar das atividades. “Gosto de tudo sobre saúde e cumprimentei a palestrante pelas informações repassadas. Há 90 dias, faço exercício físico em academia e hidroginástica com o objetivo de melhorar a saúde e emagrecer. Antes, eu apenas caminhava sem regularidade”, contou.
Atividade versus exercício físico
A enfermeira Maria Cristina Santanna, que é mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abordou questões como convívio social, nutrição saudável, vacinação, prática de exercício ou atividade física como fundamentais para o bem-estar e a saúde das pessoas. Segundo ela, as ações causam benefícios a longo prazo, mas também de imediato.
“Acabamos de escutar música e também dançamos, o que nos deixou mais alegres, causando benefício agora. O exercício é o melhor remédio para a saúde, provoca hormônios e substâncias do bem como a irisina, que transforma a gordura branca que causa diabetes e obesidade, em gordura marrom, que faz aumentar o nosso gasto calórico e metabolismo. Isso produz efeitos no cérebro, como a preservação da memória, melhor concentração e previne demências”, afirmou.
Maria Cristina lembrou que por causa dessas vantagens para a saúde, é necessário que as pessoas se programem para as atividades físicas, colocando-as como prioridades no dia a dia. Ela ainda diferenciou atividade de exercício físico. A primeira pode ser exemplificada com o ato de subir uma escada, ou seja, tudo aquilo que faz com que as pessoas se movimentem. O segundo envolve planejamento com objetivo específico para o corpo.
Bodybalance
A programação do Mês da Saúde da FHGV também incentivou a movimentação dos funcionários. A educadora física Mariah Lemes comandou uma sequência de exercícios, que começou com alongamentos e encerrou com meditação através do bodybalance. “Essa modalidade trabalha com a união de técnicas de yoga, tai chi chuan e pilates, estimulando o equilíbrio físico e mental, levando a uma sensação de bem-estar e disposição física”, esclareceu Mariah.
Dicas de saúde
– Atividades culturais;
– Atividades espirituais;
– Contemplação da natureza e dos bons momentos;
– Convívio social;
– Exercício físico regular;
– Hidratação;
– Vacinação.
Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV