Equipes do AVC têm dia de integração
Na última quinta-feira (7/11), a equipe multidisciplinar do Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) visitou os colegas do Hospital Tramandaí (HT) para uma espécie de intercâmbio. Os profissionais que atuam na Linha de Cuidado da doença, em Sapucaia do Sul, se deslocaram até o Litoral Norte com o objetivo de melhorar ainda mais os resultados que as duas unidades vêm alcançando no atendimento aos pacientes vítimas de AVC.
Ambos os hospitais, sob administração da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), são certificados como centros essenciais do AVC pela World Stroke Organization. A iniciativa de fazer o encontro partiu do coordenador do serviço, tanto em Sapucaia como em Tramandaí, o neurologista Diógenes Guimarães Zãn. Segundo ele, cada local tem suas potencialidades e a troca de informações permite a evolução de todos. “A finalidade foi estabelecer um diálogo construtivo sobre as experiências que dão certo em cada serviço, bem como identificar pontos fortes e oportunidades de melhorias na Linha de Cuidado de cada hospital”, disse Zãn.
Uma equipe multidisciplinar que atende pacientes de AVC é composta de médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico, psicólogo e assistente social. Semanalmente, ocorre o round do AVC, oportunidade em que os pacientes internados são avaliados, um a um, por esta equipe. O objetivo é discutir se há ajustes necessários no tratamento e acelerar a alta segura do paciente.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV