Enfermeiros do Getúlio Vargas participam de reunião com gestão municipal
Na manhã desta sexta-feira (10/11), o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde, Flávia Motta, participou do primeiro café da manhã com enfermeiros do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). O encontro serviu para dialogar sobre as demandas dos funcionários e apresentação do novo responsável técnico de enfermagem (RT) do hospital.
A gerente assistencial Raquel Froner, que acumulava o cargo, passou a responsabilidade ao enfermeiro Maurício Zanoni da Rocha. No ato, a gerente administrativa, Loredi Becker, agradeceu o trabalho de Raquel e citou as alterações no processo de trabalho no HMGV como a implantação do Programa 5S. Da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, gestora do HMGV, participaram os diretores Administrativo e Financeiro, Marco Antonio Baldo, e de Gestão de Pessoas, Rafael Teixeira Dutra.
Baldo lembrou que esta administração recebeu o Getúlio Vargas com um déficit de melhorias de vários anos. “Conseguimos incluir o HMGV no Projeto Lean nas Emergências, que está causando uma grande mudança cultural no hospital, com a qualificação da assistência e maior segurança do paciente. E estamos em andamento com o MBA de Acreditação em Saúde para obtenção de certificação junto à Organização Nacional de Acreditação”, destacou Baldo. Dutra, por sua vez, observou que a gestão atual sempre foi porta aberta, independente do cargo que o funcionário atue ou unidade que trabalhe.
Prefeitura presente
“Como já faço nas escolas para ouvir as demandas, estamos iniciando esse momento com os enfermeiros do Getúlio Vargas e manteremos esta dinâmica com outras categorias. Estamos prevendo que 2024 será muito difícil, pois perdemos receitas. Neste ano, já investimos 23,8% dos recursos financeiros em saúde, sendo que era para investir 15%”, destacou o prefeito Volmir Rodrigues. Ele também aproveitou a ocasião para anunciar a revitalização dos postos de saúde do município e a construção de mais quatro. “Hoje, a rede básica atende 81,78% da população. O restante, cerca de 30 mil pessoas, acaba buscando assistência aqui no Getúlio Vargas e nem sempre são casos de urgência e emergência”, relatou o prefeito.
A secretária de Saúde frisou que esta aproximação é fundamental porque a enfermagem é a responsável por acolher os pacientes e, naturalmente, fazer gestão. “Vocês que trabalham aqui há muito tempo sabem o quanto o hospital evoluiu. Eu trabalhei aqui por dez anos, consigo acompanhar toda a trajetória e evolução do Getúlio Vargas. Estamos em processo de construção”, afirmou. Flávia ainda comentou sobre a viagem a Brasília com o prefeito nesta semana. “Retornamos nesta madruga porque fomos levar os projetos para qualificar a saúde e ampliar a rede de atenção primária, que é excelente diante de outros municípios que não possuem esse percentual de mais de 80%. Mas, vamos melhorar mais para que eles não precisem do hospital”, finalizou.
Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação