Um mês em prol da segurança do paciente
Setembro foi dedicado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas à segurança do paciente em todas as unidades sob gestão da instituição. Na agenda, várias campanhas e blitzes com a temática junto aos colaboradores, além de um concurso para premiação à equipe que mais registrar eventos adversos nos atendimentos realizados nos hospitais Getúlio Vargas e Tramandaí, ação que visa aumentar a qualidade nos serviços de saúde.
Nas visitas in loco, a equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança Assistencial (NQSA) abordou com os trabalhadores as seis metas internacionais de segurança do paciente, que são: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, uso seguro de medicamentos de alta vigilância, cirurgia segura, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
Para as redes sociais, foram produzidos vídeos, com participação de funcionários de todas as áreas, com o objetivo de que cada um se apresentasse, pois há consenso de que essa aproximação gera segurança ao paciente. “Meu nome é Tanaka, sou médico do Samu. Nós estamos aqui para atender a você em qualquer situação de urgência e emergência, pois o nosso lema aqui é salvar”, gravou o responsável técnico médico do Samu de Sapucaia do Sul.
O colaborador Natanael de Alencastro, sediado no Hospital Municipal Getúlio Vargas, também participou da campanha. “Sou do grupo de higienização e na minha rotina de trabalho procuro prover limpeza e organização, assim trazendo mais saúde para os pacientes e o bem-estar de todos”, disse ele no vídeo.
Para a coordenadora do NQSA, Francielle Schwanck, o objetivo das ações foi promover melhorias na assistência, evitando danos aos pacientes para, assim, reduzir as consequências negativas de um atendimento realizado de forma insegura. Segundo ela, os resultados já começam a aparecer. “As equipes compraram a ideia, estão empolgadas e já detectamos aumento do número de notificações adversas”, comemora Francielle.
A data de 17 de setembro está no calendário da Organização Mundial da Saúde como Dia da Segurança do Paciente. Decorre daí, o mês ter sido dedicado ao tema nas instituições que trabalham com saúde.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV