Sapucaia lança programa educacional para combate ao AVC
Com a crença de que o conhecimento salva vidas, a prefeitura de Sapucaia do Sul aceitou um desafio inovador no Brasil: implantar o projeto Fast Heroes 192 nas escolas do município. A proposta foi feita pela Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), e pela Inicitaiva Angels, que atua mundialmente para reduzir as mortes pela doença. O Fast Heroes tem as crianças como aliadas na identificação dos primeiros sintomas do AVC e de como proceder de forma rápida e assertiva para salvar vidas. O lançamento oficial do projeto ocorreu nesta sexta (27), no Auditório Vanessa Ceconet, com a presença de autoridades, diretores da FHGV, professores, orientadores e representantes da comunidade.
Cerca de 170 educadores de 24 escolas municipais estão sendo capacitados para levar o tema aos estudantes. A abordagem do assunto vai ocorrer durante cinco semanas por ano, fazendo parte da grade curricular dos alunos do ensino fundamental. A meta é alcançar 4.000 crianças da rede municipal até o final de 2023. O objetivo principal é que elas aprendam a reconhecer e pedir atendimento de urgência em casos de suspeita de AVC, pois a rapidez no socorro às vítimas é que vai reduzir as mortes e evitar sequelas irreversíveis.
![](https://www.fhgv.com.br/home/wp-content/uploads/2023/10/image00003.jpeg)
Cidade empolgada
Grande incentivador da adoção do projeto, o coordenador da Linha de Cuidado do AVC, Diógenes Guimarães Zãn, disse que Sapucaia está sendo exemplo, pois a iniciativa vai mudar a realidade do município. O diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior, enfatizou que o hospital já avançou nos resultados do tratamento da doença mas, agora, com o auxílio dos educadores, um futuro ainda melhor está garantido.
Diógenes Guimarães Zãn
Tércio Erany Tedesco Júnior
Anna Caroline Abranches da Costa, consultora científica do Fast Heroes, anunciou Sapucaia do Sul como a primeira Cidade Angels do Rio Grande do Sul. “Isso significa que, além do atendimento hospitalar de excelência, a cidade passará a ter o conhecimento e a educação como aliados para reduzir as mortes”, explicou ela. A secretária municipal de Educação, Djoydi Felipin, por sua vez, disse que assumia a missão com muito entusiasmo. “Vamos educar, capacitar e criar uma rede de apoio para enfrentar esse desafio global de saúde”, garantiu. Para Djoydi, os estudantes serão faróis para as famílias no combate ao AVC.
Por fim, o prefeito Volmir Rodrigues comemorou a oportunidade que o município está recebendo para ser ainda mais relevante no tratamento eficaz do AVC, aliando boas propostas de saúde e educação. “Este projeto, fonte de disseminação do conhecimento, é histórico. Todos os alunos têm os mestres como exemplo e vão levar para seus pais os ensinamentos repassados pela escola”, comparou o prefeito ao destacar a relevância dos educadores para o sucesso da iniciativa.
Secretária Djoydi Felipin
Prefeito Volmir Rodrigues
Capacitação com os heróis
Após o lançamento oficial do Fast Heroes, Anna Caroline proporcionou mais uma aula de capacitação aos professores e orientadores. Com vídeos e de forma lúdica, a consultora científica do projeto repassou a eles a melhor forma de transmitir aos alunos os objetivos da Iniciativa Angels. “Se fizermos de forma correta, cada criança vai repassar para até quatro adultos o ensinamento recebido na escola”, garantiu ela.
O Fast Heroes usa quatro personagens para atrair os alunos. Três avós que representam o sorriso, a força e a fala, além do neto que representa o tempo. Quando o vilão ataca, que é o coágulo, o herói está pronto para identificar os sintomas e chamar o socorro pelo 192.
![](http://www.fhgv.com.br/home/wp-content/uploads/2023/10/img_6854-3-1024x519.jpg)
![](https://www.fhgv.com.br/home/wp-content/uploads/2023/10/image00004-3.jpeg)
Sapucaia como exemplo
Hoje, no Brasil, o AVC é a principal causa de morte e incapacidade. Mais de 40% das pessoas que apresentam sintomas de AVC não recebem o tratamento adequado, que deve ser iniciado em até 4 horas e 30 minutos a partir dos primeiros sintomas. Em Sapucaia do Sul, o Hospital Municipal Getúlio Vargas é reconhecido como Centro Essencial do AVC e tem resultados significados no tratamento da doença. Em um período de dois anos, reduziu de 14% para 6% a taxa de morte pela enfermidade, sendo exemplo entre instituições SUS.
![](https://www.fhgv.com.br/home/wp-content/uploads/2023/10/img_6781.jpg)
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Comunicação FHGV e Comunicação Prefeitura de Sapucaia do Sul