Hospital de Sapucaia adota Programa 5S
Organizar, limpar, padronizar, utilizar e disciplinar. Verbos que conjugam uma antiga ferramenta japonesa formada por palavras que começam com a letra S e tem o propósito de aprimorar os ambientes profissionais para alcançar inúmeros benefícios coletivos. É o Programa 5S, que teve relevante importância na reestruturação do Japão após a 2ª Guerra Mundial. O método é utilizado ainda hoje com muita frequência em inúmeras organizações e empresas.
Ciente dos ganhos da iniciativa, a Direção da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) decidiu colocá-la em prática no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul. O start aconteceu nesta quinta-feira (26/10) com a visita in loco dos quatro diretores da Fundação, gerentes e coordenadores ligados à casa de saúde. Após breves discursos em frente ao prédio, houve blitzes em todos os setores do hospital.
Para o diretor-geral da instituição, Tércio Erany Tedesco Júnior, o 5S é um complemento do Projeto Lean, já adotado no HMGV, e que vai gerar mais qualidade e agilidade na assistência hospitalar. “O hospital é como uma cidade, só funciona com organização. Os atendimentos de emergência e as cirurgias só vão ocorrer satisfatoriamente se todos os materiais e o ambiente estiverem nos parâmetros que prega o 5S”, exemplificou ele em conversa com colaboradores do almoxarifado.
Em visita à Unidade de Cuidados Especiais Adulto, o diretor de Atenção à Saúde, Marcelo Bastiani Pasa, frisou a necessidade do setor incorporar o programa que, segundo ele, vai proporcionar a execução do trabalho com menos sofrimento e mais segurança. A técnica em enfermagem da unidade, Rita de Cássia dos Santos, chamou atenção de Pasa para dizer que já havia convivido com o 5S em outra empresa que trabalhou. “Poso garantir que o programa funciona mesmo”, disse animada.
A assistente administrativa do hospital, Joice Becker, comentou que o setor em que trabalha já está incorporando a filosofia do 5S. “Passamos os últimos dias organizando nosso ambiente de trabalho. Impressionante como ficou melhor a acomodação dos colaboradores, assim como a disposição de móveis e objetos, além da limpeza que está sendo mantida”, comentou ela ao ler o panfleto que foi distribuído aos funcionários, com a definição do que é a ferramenta, benefícios e vantagens com a implantação.
Além dos gestores Tedesco Júnior e Pasa, participaram do lançamento o diretor Administrativo e Financeiro, Marco Antonio Baldo, e o diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Rafael Teixeira Dutra.
Benefícios do 5S
– Eliminar o desnecessário do espaço de trabalho
– Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz
– Melhorar o nível de limpeza e poluição do ambiente
– Criar regras claras para manter a organização e a limpeza
– Garantir a manutenção das melhorias realizadas
Resultados do 5S
– Maior produtividade
– Maior segurança e ergonomia no trabalho
– Melhor aproveitamento de materiais
– Maior segurança no desenvolvimento das atividades
– Melhor ambiente de trabalho
– Menos falhas humanas durante o trabalho
– Maior facilidade para encontrar problemas
– Menos desperdício de tempo na busca por itens
– Mais confiança da equipe
– Menos despesas
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV