Estudantes de enfermagem treinam equipes assistenciais do HT
Vários setores do Hospital Tramandaí (HT) foram visitados por alunos do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Cenecista (UNICNEC), de Osório, para treinamento em práticas assistenciais e, principalmente, higienização das mãos. A atividade começou na primeira semana de outubro e se estendeu por 15 dias, sendo realizada em todos os turnos de trabalho.
Ao mesmo tempo em que os universitários aperfeiçoam as habilidades da profissão, os colaboradores do hospital aproveitam para trocar experiências e, até mesmo, atualizar procedimentos. Helena Brum da Rocha, enfermeira da Emergência do HT, avaliou como o melhor treinamento realizado por alunos até hoje. “Teve dinâmica de grupo muito produtiva, clima descontraído e recebemos até pirulito de presente”, comemorou ela.
Para Camila Neves, professora e supervisora de estágio curricular do UNICNEC, a higienização das mãos é comprovadamente a medida mais eficaz na prevenção e controle de infecções. “Os alunos desenvolveram uma dinâmica, com jogo interativo, que educou e divertiu as equipes”, avaliou. Segundo ela, o ensino em serviço é um ótimo caminho para assistir com qualidade a saúde.
Luiz Augusto Pellisoli, além de estagiário do Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, no HT, é estudante do curso e participou das capacitações. “Para nós, acadêmicos de enfermagem, é um momento ímpar, pois além de buscar aprendizado em sala de aula, podemos colaborar com os colegas que já atuam, fazendo treinamentos in loco e repassando conhecimento”, diz o estudante. Na avaliação dele, a importância da higienização das mãos é, às vezes, esquecida. “Relembrar e aperfeiçoar esta prática qualifica ainda mais a assistência prestada ao paciente”, frisa o universitário.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV