Centro de Especialidades serve de inspiração para município vizinho
Na última quinta-feira (05/10), uma comitiva da Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo conheceu o Centro de Especialidades (CE), em Sapucaia do Sul. A visita técnica, requisitada pela equipe do município vizinho, teve por objetivo buscar referência do perfil, protocolos e modelo de operação da unidade, que é administrada pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV).
Cinco gestoras, entre elas a secretária municipal de Saúde, Andréia Nunes, foram recepcionadas pela coordenadora do CE, Ana Paula Souza da Silva. “Ficamos felizes em recebê-las e até orgulhosos, pois, de certa forma, nosso trabalho está sendo reconhecido”, disse a anfitriã. Andréia, por sua vez, justificou que a visita era uma troca de experiências e que São Leopoldo está buscando bons exemplos para inspirar a remodelação do mesmo serviço na cidade. Também antecipou que o novo Centro Médico Capilé, que tem hoje 23 especialidades, será instalado, provavelmente em 2024, em um prédio a ser construído anexo ao Hospital Centenário.
Após uma série de questionamentos por parte das visitantes, Ana Paula fez um tour pelo prédio onde funciona o Centro de Especialidades, que está localizado ao lado do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). A comitiva ficou positivamente impressionada com a estrutura das dependências, as amplas salas de consultas e exames, a equipe de trabalho, bem como o fluxo de consultas, a relação com a rede básica de saúde e a proximidade logística e colaborativa com o hospital de Sapucaia.
“É um momento importante, pois estamos trabalhando com experiências exitosas, que é o caso desse serviço feito aqui em Sapucaia do Sul”, avaliou a secretária leopoldense. Segundo ela, a visita serviu para constatar que a gestão feita pela FHGV alia economia nas ações com facilidades aos usuários. “Nosso planejamento e gestão serão nesse sentido”, concluiu Andréia.
Fizeram parte da comitiva a secretária-adjunta de Saúde, Fabiane Oliveira, a responsável técnica da Secretaria, enfermeira Cristiane Lamberty, a diretora de Atenção Especializada, Kelly Dihel, e a coordenadora do Centro Médico Capilé, Tânia Andrade.
Números a comemorar
O Centro de Especialidades realizou, em 2022, mais de 45 mil atendimentos, reunindo as 22 áreas médicas oferecidas e os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Os moradores de Sapucaia do Sul são beneficiados com aproximadamente 70% dos serviços disponibilizados. O restante contempla pacientes de outros 15 municípios da região, que são atendidos por meio da regulação estadual em saúde.
O CE possui também uma clínica de fisioterapia própria, responsável por receber pacientes do HMGV, assim que eles têm alta de cirurgias traumatológicas ou de internação por Acidente Vascular Cerebral. Nos próximos meses, terá ainda sob seu guarda-chuva um moderno laboratório de análises clínicas, que será inaugurado no mesmo prédio e beneficiará toda a rede pública de saúde do município.
Texto e fotos: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV