Rústica e pedal incentivam doação de sangue em Tramandaí
Um dia de sol, calor e incentivo à prática de atividade física e doação de sangue no Litoral Norte. Assim foi o domingo (17/09) em frente ao Hospital Tramandaí (HT), que esteve com a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue aberta para receber doadores, pôde exercer a solidariedade. Quem não correu, caminhou ou pedalou na 1ª Rústica da Doação de Sangue. Mais de 100 pessoas se inscreveram para as práticas esportivas e 25 compareceram ao hospital para doar.
Adultos, crianças e adolescentes de até 15 anos participaram do evento. Corrida, caminhada e pedal foi uma realização da Biolchi Eventos e contou com a parceria da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, que administra o HT, Unicred Porto Alegre, Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT) e prefeitura do município. Segundo o organizador do evento, Daniel Biolchi, todos os atletas ganharam medalhas de participação e os cinco primeiros da geral masculino e feminino receberam troféus. Também houve premiação por faixa etária.
Doação de sangue
Em razão do evento, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do HT ficou aberta até o meio dia. Nesse período, foram coletadas 25 bolsas de sangue. Já na última semana, 55 pessoas compareceram à unidade de doação. “O pessoal se engajou com a campanha e aproveitamos para enfatizar junto aos atletas a referência em doação de sangue do HT para os hospitais do litoral. Nossa ideia é que eles sejam multiplicadores da importância de doar, mas também, que se tornem doadores. Precisamos adequar nossos estoques diante da proximidade do verão”, afirmou o enfermeiro responsável técnico da UCT, Rafael Menezes.
O gerente Administrativo do HT, Roger Esteves, observou que é fundamental a participação da comunidade nas campanhas da casa de saúde. “Estamos gratos a todos que ajudaram nesse evento, pois o apoio da sociedade é fundamental para aumentar nosso estoque de sangue”, justificou ele. A UCT funciona no Hospital Tramandaí das 9h às 12h30min e das 14h às 16h30min, de segunda a sexta-feira. Mais informações para doar sangue podem ser obtidas pelo telefone (51) 3684-0325.
Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Foto de capa: QR Rafael Fotos / Fotos: Divulgação FHGV