Uma janela de amor no Hospital Getúlio Vargas
Após um mês de funcionamento do moderno Centro Obstétrico, que realiza uma média de três partos por dia, o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) inaugurou nesta quarta (5) a nova Janela Solidária da Maternidade. Iniciativa de alguns médicos e coordenação do setor, o espaço é reservado para expor as doações de roupas e produtos de higiene que beneficiam as mães de recém-nascidos da instituição, onde são realizados quase 100 partos por mês. A imagem que ilustra a janela foi criada e pintada pela artista plástica Jaque Vieira.
Os varais da janela são abastecidos pela solidariedade de funcionários da casa de saúde e senhoras parceiras da comunidade, bem como clubes de mães da cidade. Roupinhas, fraldas, sabonetes, entre outros, estão expostos e, de forma anônima, as mães podem retirá-los do varal, conforme suas urgências. Diariamente, os varais são reabastecidos com novas doações, de forma a sempre haver disponibilidade de produtos para as mães mais necessitadas.
Segundo a coordenadora da Linha de Cuidado Mamãe, Bebê e Criança, Patrícia Bienert, a janela foi pensada para ajudar e, ao mesmo tempo, não constranger nenhuma mãe. “Elas não precisam permissão para retirar os produtos dos quais precisam, basta chegar ali e escolher”, explica Patrícia.
A artista plástica Jaque Vieira disse que se sentiu muito feliz ao ser convidada novamente para exercitar sua arte no hospital, que atende 100% SUS. “Já havia pintado a Pediatria, que foi uma experiência muito legal, pois pude levar arte para os pequenos que chegam doentes na instituição”, relata. A artista conta que criou a ilustração para a Janela Solidária ligando o rosto da mamãe ao do bebê por meio do cordão umbilical. “O Sol, por sua vez, representa a alegria e a luz que uma criança proporciona e, as flores, mostram a vida em movimento”, explica Jaque.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV