Mês de julho movimentou funcionários da UPA
A Gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul tem planejado e executado uma rotina mensal de capacitação para os trabalhadores do local. Neste mês que está terminando, médicos, enfermeiros e equipes de apoio participaram de atividades relacionadas à assistência ao paciente, à organização da rotina de trabalho e à ética profissional.
A enfermeira Ana Paula Velleda e a técnica de enfermagem Suelen Dusik Gomes realizaram treinamento sobre organização de materiais. Entre as instruções repassadas, estão a padronização e o controle, a gestão eficiente dos recursos e a comunicação entre os profissionais nos diferentes turnos de trabalho. A capacitação teve como objetivo aprimorar e qualificar os processos de trabalho.
A montagem de dispositivo bolsa, válvula e máscara foi o tema do treinamento feito pela enfermeira Roberta Passos Sobrinho. A profissional fez a capacitação destinada a técnicos de enfermagem e enfermeiros em todos os turnos. A meta do curso foi aprimorar o uso da ventilação de resgate a pacientes com apneia ou insuficiência ventilatória grave.
Neste mês, também aconteceu o curso Diferenças no Infarto Agudo Miocárdio, ministrado pelo responsável técnico médico da UPA, Alexandre Fucks. O médico esclareceu sobre o reconhecimento dos sinais e sintomas e padronização dos processos de atendimento ao paciente.
Ética e realidade
O assunto Ética Profissional e Códigos de Ética na Saúde foi ministrado pelo integrante do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Fundação, Ivo Soares. Segundo a coordenadora da UPA, Jéssica da Silva, quem atua no atendimento à saúde não pode sobrepor os interesses individuais aos éticos se quiser prestar um atendimento mais humanizado e acolhedor.
Ainda em julho, a professora do curso Técnico em Enfermagem da Unipacs Cooperativa de Educação, Carla Rosa Rodrigues, esteve na UPA acompanhada dos alunos para conhecer a unidade, as rotinas e conversar com as equipes. A visita técnica foi organizada pelo IEP e teve como objetivo aproximar os futuros profissionais da área com a realidade do mercado de trabalho.
Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV