Hospital de Sapucaia dá start a uma nova emergência
Esta segunda-feira (24/07) marcou a largada do projeto Lean nas Emergências, para o qual o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) foi selecionado com outras dezenas de instituições públicas ou filantrópicas do país. Após uma imersão em São Paulo no final de junho, onde sete colaboradores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) estiveram para a capacitação e formação do Grupo de Alta Performance (Gape), chegou a hora da implantação. Também nos últimos dias houve divulgação e visitas a todas as unidades para engajar os colaboradores à ideia. O Lean tem por objetivo diminuir a superlotação e os custos nas urgências e emergências, usando filosofia de gestão para melhoria de processos.
No ato de lançamento estiveram presentes dois consultores do projeto, que é patrocinado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi), e executado pelos hospitais Beneficência Portuguesa e Sírio-Libanês, de São Paulo, e Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Além deles, participaram o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, a secretária da Saúde, Flávia Motta, os diretores da FHGV e os colaboradores de todas as unidades do hospital.
O diretor técnico médico do HMGV, Rafael Rosito, que também integra o Gape, garantiu que a instituição terá uma emergência melhor, com atendimento adequado e ágil a partir deste projeto. De acordo com o diretor-geral da FHGV, que administra o hospital, Tercio Erany Tedesco Júnior, o projeto é empolgante. “O conhecimento das melhores práticas de gestão nas emergências, reunindo todas as áreas assistenciais, aprimorará processos, reduzirá tempo e custos, de forma a proporcionar mais eficiência no atendimento aos pacientes”, destacou ele.
Entusiasmo com a parceria
O consultor Luiz Fernando Colla, do Moinhos de Vento, disse que em seis meses o Getúlio Vargas será outro. “Minha certeza está ao ver o engajamento dos colaboradores”, avaliou. Segundo ele, a iniciativa vai diminuir gastos e otimizar processos e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança do paciente.
O prefeito Volmir Rodrigues, que acompanhou o ato ao lado da secretária municipal de Saúde, Flávia Motta, saudou a iniciativa, elogiando o interesse da FHGV em melhorar ainda mais o atendimento à população. Ele também salientou o aumento dos investimentos da prefeitura ao setor. “O Executivo vem trabalhando para valorizar quem acolhe, cuida e salva vidas”, finalizou o prefeito.
Antes do lançamento oficial do projeto, os consultores tiveram uma reunião prévia com a direção da Fundação, equipe operacional do hospital, coordenadores e chefias para detalhar a iniciativa e o trabalho que será executado ao longo dos próximos meses.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Comunicação FHGV