Getúlio Vargas retoma vacinação BCG em recém-nascidos
Às 5h desta terça-feira (18/07), Iuri nasceu de parto normal na maternidade do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul. Logo depois, às 9h, uma equipe da Vigilância em Saúde do município estava em um dos quartos pré-parto, parto e pós-parto da instituição para vaciná-lo com uma dose de BCG, que previne contra a tuberculose em suas formas mais graves.
“Tenho uma filha de dez anos e quando ela nasceu não foi feita a vacina no hospital. A Sofia foi vacinada, depois, no posto de saúde. Mas, é bem melhor como aconteceu com o Iuri, que recebeu a vacina poucas horas depois de seu nascimento no próprio quarto”, opinou a operadora de máquina Kelly Kisan Andrade da Cunha, que mora no bairro Nova Sapucaia.
A dose única contra a BCG para recém-nascidos ocorre no Getúlio Vargas todas as terças, quintas-feiras e sábados. A vacinação não estava acontecendo no hospital por conta da falta do produto no mercado. Como as doses têm prazo de validade após a abertura dos frascos, a aplicação concentrou-se em três Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A indicação é de que o imunizante seja aplicado dentro das primeiras 12 horas do nascimento. Contudo, é possível vacinar crianças de até quatro anos, gratuitamente, na UBS mais próxima.
Texto e foto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 – Comunicação FHGV