Blitzes no Getúlio Vargas anunciam novo conceito de Emergência
Para explicar, convidar e engajar colaboradores, o Grupo de Alta Performance (GAPE), do projeto Lean nas Emergências, está realizando blitzes em todas as unidades do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). A ação faz parte do pré-lançamento do projeto, que começará a ser implantado na instituição a partir do próximo dia 24 de julho. Banners, faixas e cartazes espalhados pela instituição também chamam a atenção para a chegada da novidade.
Lean nas Emergências é iniciativa do Ministério da Saúde e executado por três hospitais referência no país – Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e Sírio-Libanês e Beneficência Portuguesa, de São Paulo. O intuito é reduzir a superlotação nas urgências e emergências dos hospitais públicos por meio da metodologia Lean, filosofia de gestão para melhoria de processos.
Desde a última sexta-feira (14/07), os integrantes do GAPE se revezam em duplas para conversar com os colegas de todas as áreas e de todos os turnos, pois o sucesso do projeto depende do engajamento dos colaboradores. A supervisora técnico-pedagógica da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) e integrante do Grupo, Neilane Rosito, se diz orgulhosa em fazer parte do projeto. “Senti que a maioria dos funcionários está muito motivada e ansiosa pelas inovações, fazendo perguntas, dando sugestões e elogiando a iniciativa”, comemora ela.
As blitzes ou visitas precursoras no hospital seguem até a próxima sexta (21/07). Segundo Vanessa Marques, que também integra o GAPE e atua como assessora técnica na FHGV, é gratificante participar da implementação da metodologia Lean. “Estou muito contente, pois percebo o interesse dos colegas para que aconteça a qualificação dos serviços”, avalia Vanessa.
Abordada durante a visita do GAPE à Emergência, a enfermeira Andréa Longoni saudou a implantação do projeto. “Considero maravilhosa essa ideia porque vai mexer com toda a estrutura do hospital”, disse. Para ela, é muito importante poder otimizar os processos para atender melhor as pessoas, ainda mais em uma cidade que tem só um hospital.
O lançamento oficial do Lean nas Emergências acontece na próxima segunda-feira, dia 24, às 16h, na entrada principal do hospital. No ato, estarão presentes dois consultores do projeto: a enfermeira Adriane Lima, do Moinhos de Vento, e o médico Luís Fernando Colla, do Beneficência Portuguesa.
Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV