Confraternização e SPA de beleza inauguram a Semana da Enfermagem na UPA Sapucaia
As comemorações da Semana da Enfermagem no Brasil iniciaram na última sexta-feira (12/05) com o Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem e seguirão até o próximo sábado (20) com o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Esta Semana, que busca marcar e exaltar o papel que os profissionais da enfermagem exercem na sociedade, homenageia duas grandes enfermeiras: Florence Nightingale, inglesa, considerada a mãe da enfermagem moderna, e Ana Néri, brasileira, conhecida como a “mãe dos brasileiros”, ambas mulheres pioneiras na área.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Sapucaia do Sul, as celebrações da Semana iniciaram com um momento para reflexão e valorização da sua equipe de enfermagem, que conta com mais de 60 profissionais. Promovido pela coordenação, supervisão de serviços e profissionais da área médica da Unidade, assim como pelo Setor de Nutrição e Dietética do Hospital Municipal Getúlio Vargas, um café para a equipe de enfermagem da UPA foi organizado em todos os turnos. Além disso, aconteceu um SPA de Beleza, em parceria com a consultora de beleza Caroline Schoffler, atividade que se repetirá na próxima sexta-feira (19/05).
Na área de enfermagem desde 2007, a enfermeira da UPA, Ana Paula de Carvalho Velleda, não recordava dá data comemorativa. Lembrada pelos colegas e pelos eventos organizados, ela destacou o carinho que sentiu por parte dos colegas. “Minha história de vida se resume em enfermagem. E, para mim, a enfermagem é o ato de cuidar. É uma profissão que exige muito amor e carinho para exercê-la. Eu amo a enfermagem e agradeço a todos por essa comemoração”, relatou Ana Paula.
Para a coordenadora da UPA, Jéssica da Silva Pinto, com as rotinas corridas dos profissionais de enfermagem, uma equipe que vem de um período onde o volume de atendimento cresceu muito, mas que segue buscando fazer o melhor pelos pacientes e pelos colegas, dar uma pausa para reconhecer a importância, não só do trabalho, mas das pessoas que o realizam, é difícil. “Nossa intenção com esse momento é que eles consigam se ver, que eles são muito importantes, pois trabalhar com enfermagem é ter garra, força e luz, sempre tentando ajudar o outro. Na minha opinião, a enfermagem é o coração de todos os lugares”, finalizou Jéssica.
Texto: Karolina Kraemer, orientada por Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV
Fotos: Karolina Kraemer e Divulgação FHGV