Soldados do 18º Batalhão de Sapucaia doam sangue no Getúlio Vargas e incentivam ato
Os soldados do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado de Sapucaia do Sul doaram sangue no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Esta quinta-feira (27/04), foi dia de coletar o sangue de mais 40 soldados na ação que ocorre em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul. No local, 869 bolsas de sangue foram coletadas até o momento. Entre os soldados, o terceiro sargento do 18º Batalhão, Cristian Silva, que pela primeira vez doou vez no Getúlio Vargas.
“Normalmente, eu ia no Hemocentro em Porto Alegre, ou em hospitais que solicitavam, e é muito importante eu poder doar sangue aqui. Em 2016, entrei no Exército e comecei como doador. Estamos à disposição da sociedade e estendemos essa mão amiga em prol do cidadão. Esse é um ato de bondade ao próximo e não dói. Uma bolsa de sangue salva até quatro vidas”, afirma.
As próximas doações de sangue no HMGV vão ocorrer nos dias 11 e 25 de maio. Os interessados no gesto devem fazer o agendamento pelo telefone 51 3451-8200, ramal 160.
Orientações para doar sangue
– Apresentar documento oficial de identidade com foto.
– Ter idade entre 16 e 69 anos. Os candidatos a doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal.
– Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas.
– O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos.
– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa.
– Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação.
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Fotos: Karolina Kraemer / Comunicação FHGV