Samu capacita equipes da UPA em assistência à parada cardiorrespiratória
Com o objetivo de garantir à qualificação e à excelência das equipes assistenciais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul, as Coordenações da unidade e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do município, organizaram uma série de treinamentos em atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR).
As capacitações acontecem em três datas neste mês, abrangendo diversos turnos e funcionários, revisando e atualizando-os sobre as técnicas na assistência à PCR. Os treinamentos são ministrados pelo enfermeiro socorrista, Gilnei Veloso da Silva, e pela técnica de enfermagem socorrista, Daniela Santana de Britto, ambos do Samu.
O enfermeiro da UPA, Paulo Cesar Dal Fre, que participou da capacitação, destaca como, entre os temas abordados, a retomada de conceitos pela equipe do Samu sobre como identificar um diagnóstico de PCR reforça o aprimoramento do atendimento ao paciente, possibilitando que ele tenha uma melhor recuperação. “Cada minuto pode significar sequelas neurológicas irreversíveis para um paciente. Por isso, é importante identificar o mais breve possível quando há parada cardiorrespiratória e quais manobras devem ser realizadas”, explica.
Texto: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV