Hospital Municipal Getúlio Vargas já mobilizou mais de mil pessoas para doar sangue
Nesta quinta-feira (23/03), teve a 26ª ação de coleta de sangue no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul. Em pouco mais de um ano, desde a inauguração da Sala de Doação de Sangue, o hospital mobilizou 1.047 pessoas até a unidade de saúde para a doação e efetivou a captação de 813 bolsas de sangue. Cada bolsa pode salvar até quatro vidas.
Algumas das pessoas que vão até o hospital podem não conseguir concluir a doação. Os motivos para isso podem variar, como foi o caso do que aconteceu com a pedagoga aposentada, Marina da Costa Oliveira, de 63 anos. Ela, que mora no bairro Santa Catarina, é uma doadora recorrente do Getúlio Vargas, mas, nesta quinta, não conseguiu doar por ter feito a vacina bivalente contra a covid-19 dois dias antes. O tempo mínimo para realizar a doação após a imunização é de sete dias. Mesmo assim, Marina continua motivada para as próximas doações.
“Eu acredito que essa ação é doar vida. Vejo seguido reportagens que os bancos de sangue estão com pouco estoque, então, é a minha forma de contribuir. Sinto-me recompensada e feliz quando saio daqui”, conta. Antes da criação da Sala de Doação de Sangue no HMGV, Marina doava sangue apenas quando algum familiar precisava e, normalmente, em Porto Alegre, o que dificultava as doações por conta do deslocamento, algo que nem sempre pode ser realizado.
Doar vida
Essa problemática do deslocamento era o que impedia a dona de casa, e moradora do bairro Piratini do município, Aline Benites dos Santos, de 40 anos. “Com essa possibilidade aqui, é bem mais fácil doar. Eu sempre quis, mas ir até Porto Alegre era muito complicado. Essa é a minha primeira vez doando sangue e a sensação de poder participar é muito boa, pois significa ajudar o próximo, independente de quem. Quero voltar aqui no hospital para doar outras vezes”, reflete Aline.
Esse sentimento é compartilhado pela analista de financeiro e RH, moradora do bairro Paraíso, Elaine Teresinha Martiny Machado, que escolheu a doação para ser o presente de seu aniversário de 56 anos. “Dei-me esse presente. Eu sei o quanto é importante doar e o quanto faltam doações. Essa movimentação, algo tão simples e rápido, salva vidas e ajuda muitas pessoas”, explica Elaine.
Marina da Costa Oliveira
Aline Benites dos Santos
Elaine Teresinha Martiny Machado
Dias de doação
As próximas coletas de sangue no HMGV, estão marcadas para 06 de abril e 11 e 25 de maio. O agendamento pode ser feito pelo telefone 51 3451-8200, ramal 160. Em abril, ainda acontecerá uma doação dos soldados do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado de Sapucaia do Sul.
Texto e fotos: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV