Funcionários e gestores retomam aulas do MBA de Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade
A última sexta-feira e sábado (03 e 04/03), foi de volta às aulas para cerca de 200 funcionários e gestores da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que estão cursando o MBA de Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade realizado pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). O curso de 360 horas-aula integra a primeira fase do Projeto Educar da Fundação e acontece através do Instituto de Ensino e Pesquisa.
A acreditação é um processo de revisão o qual permite que as organizações de saúde demonstrem sua capacidade de atender aos requisitos e padrões regulamentares reconhecidos como de boas práticas na execução dos serviços. A previsão é de que as próximas aulas ocorram nos dias 17, 18 e 31 deste mês e 1º de abril. O MBA ocorre de forma presencial para um número determinado de pessoas e virtual para os demais, tendo em vista que estão contemplados funcionários de todas as unidades geridas pela FHGV.
Em Sapucaia do Sul, participam do MBA trabalhadores do Centro de Especialidades, da Clínica de Saúde da Mulher, do Hospital Municipal Getúlio Vargas, da Unidade de Pronto Atendimento e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No Litoral Norte, há colaboradores e gestores do Hospital Tramandaí, e em Porto Alegre, do Serviço de Regulação Estadual do Samu.
Segurança do paciente
O conteúdo segurança do paciente está sendo intensificado no MBA porque a conformidade de todos os processos resulta na qualidade do atendimento prestado aos usuários dos serviços de saúde da FHGV. A aula desse final de semana foi ministrada pela farmacêutica e mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Cristina Martins Moraes.
A aula inaugural do curso aconteceu em julho passado e foi ministrada pelo coordenador do IAHCS, Sérgio Ruffini. Segundo ele, o processo de acreditação precisa, obrigatoriamente, de um nível de conhecimento que depende das competências internas da instituição. Por isso, a Direção Executiva da Fundação determinou que o curso fosse disponibilizado também para colaboradores indiretos no processo de gestão de todas as unidades da Fundação.
Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653/Comunicação FHGV