Atividade lúdica incentiva campanha Adorno Zero na UPA
As ações que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul está realizando por conta do Projeto ReConecTAR – Rede de Conexão Trabalho com Alegria e Resiliência – são diversas. Uma das últimas iniciativas partiu da problemática de um dos sete grupos de trabalho formados com funcionários da unidade, que desenvolveu uma ação para, de maneira divertida, reforçar o não uso de adornos.
O grupo é o do macrotema de processos, liderado pela enfermeira Sheila Karine Souza da Silva, que tem como integrantes, as técnicas em enfermagem Fabiana Schneider e Vitória Fontes. Esse macrotema aborda a Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32), que diz sobre a segurança e saúde do trabalhador em serviços de saúde, na rotina da UPA. A NR 32 veda o uso de adornos pelas equipes de assistência ao paciente. “A questão dos adornos é um assunto que gera muitas dúvidas até hoje. Então, com essa atividade, queremos conscientizar o colaborador sobre riscos de infecção cruzada, assim como riscos para saúde deles e dos pacientes”, explica Sheila.
A atividade contou com um questionário sobre o adorno e a segurança no ambiente de trabalho. O grupo organizou uma série de ações para esclarecer dúvidas dos trabalhadores, entre elas, um quadro que incentivava os funcionários a mostrarem sua beleza natural, evidenciando que os adornos não são itens necessários. Outros macrotemas trabalhados na UPA, que promovem discussões para alcançar melhorias no bem-estar dos profissionais e dos pacientes são de bem-estar, condições de trabalho, estrutura, profissionalismo, reconhecimento, segurança física e psicológica.
Texto: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Fotos: Divulgação FHGV