8 de Março: UPA organiza dia para enaltecer o protagonismo das mulheres na Unidade
“Toda mulher é: forte, preciosa, guerreira e delicada”. Esses eram os dizeres que vinham junto com as rosas entregues para as funcionárias da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul, nesta quarta-feira (08/03), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Como uma forma de demonstrar a importância do papel das mulheres na Unidade, que compõem a maior parte do seu quadro funcional, foi pensado uma sequência de momentos para demonstrar o carinho e a valorização por essas profissionais.
“Somos mulheres da linha de frente da área da saúde e não podemos esquecer das nossas lutas, trajetórias e conquistas. Esse momento é para lembrarmos disso”, explica a coordenadora da UPA, Jéssica da Silva Pinto. Ela ainda complementa que as mulheres, constantemente, entregam um toque especial em todas as suas atividades. “Seus olhares de empatia de carinho, sua atenção e organização, as mulheres têm essas características e isso, com certeza, contribui para a nossa UPA ser como é. Então, hoje, estamos aqui para mostrar o reconhecimento pelas mulheres que fazem a diferença todos os dias”.
O prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, compareceu na UPA para agradecer o empenho das trabalhadoras da Unidade para com a saúde do município.
Ações
As ações acontecem em todos os turnos e conta com entrega de rosas, SPA de limpeza de pele, maquiagem e distribuição de brindes, em uma parceria com a consultora de beleza, Caroline Schoffler. A organização do evento foi uma iniciativa em conjunto entre a coordenação, o supervisor de serviços, Carlos Adriano Mazza Ilha, e a técnica de enfermagem, Suelen Dusik Gomes.
Para Suelen, poder fazer parte da organização desse momento foi muito gratificante. “Fico muito feliz de poder contribuir com o sorriso no rosto de cada mulher que passar por aqui. E, como alguém que também está recebendo esse mimo, sinto-me horada e valorizada como mulher e profissional”, conta.
Texto e fotos: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV