8 de Março: Clisam incentiva o autocuidado no Dia Internacional das Mulheres
O Dia Internacional das Mulheres (08/03) não apena celebra as mulheres, mas também, representa sua luta diária contra as diversas violências da sociedade. Pensando nisso, a Clínica de Saúde da Mulher (Clisam), sob gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, organizou uma série de ações alusivas a essa data, focadas no tema de autocuidado e visando deixar a mensagem de que o dia da mulher deve ser todos os dias.
A coordenadora, Zenahya Chagas, explica que o perfil da Clisam foi o que motivou a homenagem. “Como nosso próprio nome já fala, somos uma clínica de saúde da mulher, que é referência no município. Então, pensamos em algo que abrangesse todas as nossas pacientes”, explica. As atividades contam com a distribuição de mimos, pintura de barriga para gestantes, sala de espera com psicóloga, oferta de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis e, a partir de uma colaboração com o Instituto Mix, a oferta de maquiagem, massagens e manicure para as mulheres.
Para a moradora de Sapucaia, do bairro Getúlio Vargas, Marcia Regina da Silva Gonçalves, de 58 anos, essa é uma iniciativa importante. “Está difícil ser mulher. Existe muita violência contra nós, mas eu acredito que é uma situação que vai melhorar e momentos como esse são válidos para a mulher não ser esquecida, hoje e em outros dias”, reflete.
Março Lilás
No mês de março também acontece a campanha de conscientização sobre a prevenção do combate ao câncer do colo do útero, assunto que foi igualmente abordado nas ações organizadas, mantendo o lilás nos mimos e realizando conversas sobre a importância de exames preventivos. “Vemos muito a mulher nas questões do dia a dia, onde são mães, esposas, trabalhadoras. Por isso, é importante que cuidemos um pouco mais de nós, para que possamos cuidar do outro”, conclui Zenahya.
Texto e fotos: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV