ReConecTAR marca 6 meses de desenvolvimento na UPA de Sapucaia
Em agosto passado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sob gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, foi selecionada para a fazer parte da Rede de Conexão da 2ª fase do Projeto ReConecTAR – Rede de Conexão Trabalho com Alegria e Resiliência. O projeto busca aumentar o bem-estar de profissionais da saúde e, consequentemente, dos pacientes, no ambiente de trabalho assistencial diário.
Desde então, passaram a ser realizadas reuniões online e instruções dos especialistas em melhoria das organizações que participam da iniciativa: Hospital Sírio-Libanês e Institute for Healthcare Improvement. Entre as atividades que aconteceram durante esses seis meses em que o projeto foi desenvolvido no acolhimento da UPA, foram montados Grupos de Trabalho com funcionário responsável, que tem como desafio promover a discussão entre os trabalhadores sobre macrotemas em bem-estar, condições de trabalho, estrutura, processos, profissionalismo, reconhecimento e segurança física e psicológica para alcançar melhorias almejadas.
Macrotemas
Líder do projeto ReConecTAR na UPA, a enfermeira Davanuse Joana Biessek, responsável pelo macrotema deEstrutura, explica que os assuntos surgiram de uma dinâmica onde os funcionários colocaram em um quadro interativo suas impressões sobre o ambiente de trabalho. Intitulado “O que importa para você?”, essa etapa de desenvolvimento serviu, também, para mostrar o interesse dos trabalhadores nas mudanças possíveis. “Observamos melhorias no engajamento dos colaboradores. Todos ficaram empolgados e foram pró-ativos em se movimentar em prol de transformações positivas. Eles estão vendo que com pouca coisa já dá para mudar e fazer a diferença”, conta Devanuse.
Para a enfermeira Karina Lemos, encarregada do macrotema de Segurança Física e Psicológica, os seis meses de ReConecTAR resumem-se em muito aprendizado e troca de experiências. Para ela, os temas interligados possibilitam um entendimento maior do que precisa ser feito para alcançar o trabalho com alegria. “Quem está ali trabalhando, por vezes, passa por situações de estresse e insegurança. Então, o que podemos propor para que o colaborador se sinta seguro no desempenho do seu trabalho e no que podemos ajudar para que ele se sinta mais acolhido?”, reflete Karina.
Grupos de Trabalho
Bem-Estar – Enf. Alenson Nunes dos Santos
Condições de Trabalho – Enfa. Débora Braga Rech
Estrutura – Enfa. Davanuse Joana Biessek
Processos – Sheila Karine Souza da Silva
Profissionalismo – Enfa. Ana Paula de Carvalho Velleda
Reconhecimento – Enf. Paulo Cesar Dal Fre
Segurança Física e Psicológica – Enfa. Karina Lemos
Texto e fotos: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV