IEP – FHGV abre campo de estágio observacional em medicina no Samu de Sapucaia

 In FHGV, Notícias, SAMU Sapucaia do Sul

Na última quarta-feira (01/02), através do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), iniciou-se o primeiro estágio observacional no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sob gestão da Fundação em Sapucaia do Sul. Essa modalidade de estágio, que consiste em conhecer o campo de atuação profissional, relacionando os conhecimentos de sala de aula com a realidade do ambiente de cuidado assistencial, é uma das cinco proporcionadas pelo IEP nas unidades geridas pela instituição na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral Norte.

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde da FHGV, Marcelo Bastiani Pasa, a ideia do estágio no Samu surgiu da observação que a porta de entrada do médico iniciante é em plantões em emergência e em serviços pré-hospitalares. “Acreditamos que esta vivência da rotina das atividades no Samu servirá para um preparo mais consistente dos futuros médicos que, muitas vezes durante a formação na universidade, não são preparados tecnicamente e, principalmente, psicologicamente para os desafios de atuar nessas áreas”, esclarece Pasa.

Estagiário

O primeiro estagiário é o aluno do oitavo semestre do curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil, Eduardo Fardin. O estudante, que realiza pela segunda vez um estágio na Fundação, será o primeiro da família a se formar médico e, durante sua carreira escolar, nunca pensou em outra opção para seu futuro além da medicina. “O principal motivo pelo qual escolhi realizar esse estágio no Samu foi por conta da minha admiração pela área de urgência e emergência e, também, por estar buscando a experiência pré-hospitalar”, conta Fardin.

Ele, que passou por quatro semestres de estudos em EaD, decorrentes da pandemia da covid-19, percebe que ter o cenário da prática faz bastante diferença na formação acadêmica. “Meu estágio anterior com a FHGV aconteceu no primeiro semestre de 2022, na Unidade de Terapia Intensiva do Getúlio Vargas e, ter a oportunidade de realizar essa atividade em um hospital de referência na região, foi uma chance para muitos aprendizados”, conclui.

Estagiário do Samu, Eduardo Fardin

Texto e fotos: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts