Coren-RS empossa integrantes da 1ª Comissão de Ética de Enfermagem do HMGV
Na última sexta-feira (10/02), tomaram posse os integrantes da 1ª Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). O ato aconteceu em reunião de posse comandada pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren), enfermeiro Antônio Ricardo Tolla da Silva. A criação dessa comissão segue a Resolução Nº 593 do Conselho Federal de Enfermagem.
“A Comissão de Ética tem um papel bastante importante. Ela faz um vínculo dos profissionais de enfermagem da instituição com o Conselho e tem função de fazer treinamento, capacitação e atender pequenos problemas que possam ocorrer no ambiente hospitalar e de trabalho, que possam ser resolvidos em âmbito interno. Não é papel dessa Comissão fazer nenhum tipo de julgamento. Isso é atribuição do Conselho”, afirmou o presidente do Coren-RS.
A gerente assistencial e responsável técnica de enfermagem do HMGV, Raquel Froner, que estava presente na reunião de posse, observa o ato como uma grande vitória. “Para nós, é um marco podermos iniciar com a nossa primeira Comissão de Ética de Enfermagem. Com a comissão, conseguiremos orientar, educar e tentarmos garantir a conduta cada vez mais ética dos nossos profissionais de enfermagem dentro da instituição”, reflete Raquel. O ato também contou a presença da gerente administrativa do Getúlio Vargas, Loredi Becker.
Presidente do Coren, Antônio Ricardo Tolla da Silva Presidente da Comissão, Carla Micheline Queiroz da Silva
Gerente assistencial, Raquel FronerGerente administrativa, Loredi Becker
Comissão
Presidente: enfermeira Carla Micheline Queiroz da Silva – Coren Nº 191388
Membro: enfermeira Camila Vargas Perini – Coren Nº 597026
Membro: técnica de enfermagem Dalvana Barbosa Ferreira – Coren Nº 681458
Suplente: enfermeira Carina Silva Nunes – Coren Nº 556919
Suplente: enfermeira Maria Vielmo dos Santos – Coren Nº 217779
Suplente: técnica de enfermagem Jaqueline Capitani Blotta – Coren Nº 313138
Funções
– Representar o Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição na instituição de saúde em se tratando de temas relacionados à divulgação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
– Divulgar e zelar pelo cumprimento da Legislação de Enfermagem vigente.
– Identificar as ocorrências éticas e disciplinares na instituição.
– Receber denúncias de profissionais de enfermagem, usuários, clientes e membros da comunidade relativa ao exercício profissional da enfermagem.
– Elaborar relatório, restrito à narrativa dos fatos que ensejaram a denúncia, anexando a documentação, se houver, relativa a qualquer indício de infração ética.
– Encaminhar o relatório ao Conselho Regional de Enfermagem e ao Enfermeiro Responsável técnico (RT) da instituição, para conhecimento, nos casos em que haja indícios de infração ética ou disciplinar.
– Propor e participar em conjunto com o enfermeiro RT e enfermeiro responsável pelo Serviço de Educação Permanente em Enfermagem, ações preventivas e educativas sobre questões éticas e disciplinares.
– Promover e participar de atividades multiprofissionais referentes a ética.
– Assessorar a Diretoria e/ou Serviço de Enfermagem e as Comissões Internas, nas questões ligadas à Ética profissional.
– Divulgar as atribuições da Comissão de Ética de Enfermagem – CEE.
– Participar das atividades educativas do Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição e atender as solicitações de reuniões e convocações inerentes às atribuições do CEE, inclusive promover e participar de treinamentos e capacitações.
Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Fotos: Karolina Kraemer/Comunicação FHGV