Coren-RS empossa integrantes da 1ª Comissão de Ética de Enfermagem do HMGV
Na última sexta-feira (10/02), tomaram posse os integrantes da 1ª Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). O ato aconteceu em reunião de posse comandada pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren), enfermeiro Antônio Ricardo Tolla da Silva. A criação dessa comissão segue a Resolução Nº 593 do Conselho Federal de Enfermagem.
“A Comissão de Ética tem um papel bastante importante. Ela faz um vínculo dos profissionais de enfermagem da instituição com o Conselho e tem função de fazer treinamento, capacitação e atender pequenos problemas que possam ocorrer no ambiente hospitalar e de trabalho, que possam ser resolvidos em âmbito interno. Não é papel dessa Comissão fazer nenhum tipo de julgamento. Isso é atribuição do Conselho”, afirmou o presidente do Coren-RS.
A gerente assistencial e responsável técnica de enfermagem do HMGV, Raquel Froner, que estava presente na reunião de posse, observa o ato como uma grande vitória. “Para nós, é um marco podermos iniciar com a nossa primeira Comissão de Ética de Enfermagem. Com a comissão, conseguiremos orientar, educar e tentarmos garantir a conduta cada vez mais ética dos nossos profissionais de enfermagem dentro da instituição”, reflete Raquel. O ato também contou a presença da gerente administrativa do Getúlio Vargas, Loredi Becker.
Comissão
Presidente: enfermeira Carla Micheline Queiroz da Silva – Coren Nº 191388
Membro: enfermeira Camila Vargas Perini – Coren Nº 597026
Membro: técnica de enfermagem Dalvana Barbosa Ferreira – Coren Nº 681458
Suplente: enfermeira Carina Silva Nunes – Coren Nº 556919
Suplente: enfermeira Maria Vielmo dos Santos – Coren Nº 217779
Suplente: técnica de enfermagem Jaqueline Capitani Blotta – Coren Nº 313138
Funções
– Representar o Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição na instituição de saúde em se tratando de temas relacionados à divulgação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
– Divulgar e zelar pelo cumprimento da Legislação de Enfermagem vigente.
– Identificar as ocorrências éticas e disciplinares na instituição.
– Receber denúncias de profissionais de enfermagem, usuários, clientes e membros da comunidade relativa ao exercício profissional da enfermagem.
– Elaborar relatório, restrito à narrativa dos fatos que ensejaram a denúncia, anexando a documentação, se houver, relativa a qualquer indício de infração ética.
– Encaminhar o relatório ao Conselho Regional de Enfermagem e ao Enfermeiro Responsável técnico (RT) da instituição, para conhecimento, nos casos em que haja indícios de infração ética ou disciplinar.
– Propor e participar em conjunto com o enfermeiro RT e enfermeiro responsável pelo Serviço de Educação Permanente em Enfermagem, ações preventivas e educativas sobre questões éticas e disciplinares.
– Promover e participar de atividades multiprofissionais referentes a ética.
– Assessorar a Diretoria e/ou Serviço de Enfermagem e as Comissões Internas, nas questões ligadas à Ética profissional.
– Divulgar as atribuições da Comissão de Ética de Enfermagem – CEE.
– Participar das atividades educativas do Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição e atender as solicitações de reuniões e convocações inerentes às atribuições do CEE, inclusive promover e participar de treinamentos e capacitações.
Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Fotos: Karolina Kraemer/Comunicação FHGV