FHGV promove palestra sobre Mindfulness para colaboradores no Setembro Amarelo
A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas realizou a oficina “Mindfulness como promoção da saúde mental”, ministrada pela psicóloga, especialista em psicoterapia cognitivo-comportamental e mestre em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Tatiana Stock, como forma de ensinar aos funcionários sobre possibilidades de autocuidado e qualidade de autoconhecimento. Esse evento foi desenvolvido a fim de contribuir com a conscientização referente ao Setembro Amarelo e o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que ocorre no próximo dia 10.
“O mindfulness é uma prática de autocuidado e de qualidade de atenção a nós mesmos. Uma promoção, além de bem-estar, para autoconhecimento. Todas as atividades escolhidas estão ali porque foi percebido algum impacto no nosso cérebro, o que acaba trazendo algum tipo de benefício no nosso dia a dia”, explica Tatiana. A oficina contou com uma dinâmica de exercícios de pausa, com o objetivo de fazer com que as pessoas enxerguem a importância de desacelerar, algo que, de acordo com a psicóloga, se caracteriza como o primeiro passo dentro do mindfulness.
Em relação a associação do tema da oficina com a campanha de prevenção ao suicídio, a Tatiana interpreta que “o suicídio está muito relacionado ao agravamento de sintomas que não enxergamos, não acreditamos ou não tratamos. O mindfulness é uma ferramenta que propicia que a gente se dê conta disso antes de chegar a uma situação tão grave, mesmo que seja para buscar outro tipo de ajuda e tratamento. A ideia é que se consiga enxergar e aceitar esse processo, aceitar que se precisa de ajuda e poder agir a partir do que se percebe”, conclui.
Texto e foto: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV