Colaboradores da FHGV recebem treinamentos sobre práticas seguras para a prescrição de medicamentos
A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) está realizando uma série de capacitações intitulada “Medicamentos sem Danos”, organizada pelas equipes da Farmácia de suas unidades, como forma de ensinar aos funcionários sobre erros referentes a administração de medicamentos e a importância do papel de cada profissional da saúde na trajetória do paciente. O enfoque dos treinamentos deriva do tema “Medicação Segura”, escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, que ocorreu no último dia 17.
“Todos temos que trabalhar ativamente para que o paciente, enquanto internado, tenha a estadia mais segura possível”, explica a coordenadora da assistência farmacêutica da Fundação, Etiene Carpes Zucatti, que ministrou o primeiro treinamento para os trabalhadores do Hospital Municipal Getúlio Vargas. Etiene informa que uma das missões daqueles que participam no cuidado do paciente é identificar e barrar qualquer potencial erro antes que ele aconteça e a farmácia desempenha uma função estratégica nesse processo, “pois todos os pacientes, de alguma forma, passam por nós. Então, por conta desse olhar um pouco mais ampliado, conseguimos perceber muitas situações e bloquear os erros que encontramos”, conclui.
Essa capacitação já aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento de Sapucaia do Sul e se estende durante o restante do mês e início de outubro, com previsão de ser realizada no Hospital Tramandaí no Litoral Norte, a fim de garantir a qualificação dos profissionais de saúde da instituição e excelência para com a segurança dos pacientes de todas as unidades.
Texto e foto: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV