Técnicos e enfermeiros da UPA recebem capacitação sobre atendimento de parada cardiorrespiratória
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), gerida pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, realizou uma série de treinamentos sobre os procedimentos a serem seguidos durante a ocorrência de uma parada cardiorrespiratória (PCR). As capacitações, focadas nos técnicos e enfermeiros, aconteceram nos dias 09, 12 e 16 deste mês e foram ministradas pelos enfermeiros: Alenson Nunes dos Santos, Devanuse Joana Biesse e Marileia Vilma de Andrade.
De acordo com Marileia, o treinamento recapitulou a fisiopatologia da parada cardiorrespiratória e os passos para iniciar o atendimento. Além disso, abordou a função que cada membro da equipe de enfermagem deve exercer para o sucesso na ressuscitação, e os materiais e medicamentos utilizados na assistência a PCR. “O principal cuidado que devemos ter no atendimento de uma parada cardiorrespiratória é realizar as compressões torácicas de forma correta e interromper o mínimo possível. Precisamos manter o coração bombeando sangue para o corpo”, destacou.
Para a técnica em enfermagem, Joiselma Teixeira, pensando no exercício de sua profissão, a capitação esclareceu dúvidas como, por exemplo, a maneira de encontrar pulso de um paciente com PCR. “É muito importante estarmos bem preparados para as tomadas de atitudes rápidas com sabedoria durantes essas ocorrências. Por isso, o treinamento trouxe importantes pontos para desenvolvermos essa capacidade”, ressaltou Joiselma.
Texto: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Foto: Divulgação FHGV